estudante

Páginas: 21 (5200 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL



CÁSSIO SOUZA DOS SANTOS
DAYANNE COSTA SILVA
FABRÍCIO PEREIRA DA SILVA
KAMILO DEMUNER CARDOSO
LUANA DA COSTA ARAÚJO




FUNDAÇÃO PROFUNDA DE ESTACA PRÉ-MOLDADA DE CONCRETO: UM ESTUDO DE CASO DA PONTE DE INTERLIGAÇÃO ENTRE OS BAIRROS SHELL E INTERLAGOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES













LINHARES
2011CÁSSIO SOUZA DOS SANTOS
DAYANNE COSTA SILVA
FABRÍCIO PEREIRA DA SILVA
KAMILO DEMUNER CARDOSO
LUANA DA COSTA ARAÚJO





FUNDAÇÃO PROFUNDA DE ESTACA PRÉ-MOLDADA DE CONCRETO: UM ESTUDO DE CASO DA PONTE DE INTERLIGAÇÃO ENTRE OS BAIRROS SHELL E INTERLAGOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES



Trabalho integrado no formato de pesquisa científica apresentado à coordenação do Curso de EngenhariaCivil B (mat.) da Faculdade Pitágoras de Linhares, sob orientação do professor Ednaldo Miranda de Oliveira, como requisito para composição da nota final do 4° semestre corrente.







LINHARES
2011
SUMÁRIO


4.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 14
4.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS 15
1 INTRODUÇÃO


A solidez de uma ponte ou viaduto depende, em primeiro lugar de uma fundação bemdimensionada. Para isso, a engenharia já evoluiu a ponto de garantir que até as estruturas mais pesadas mantenham-se estáveis e, é claro, sem recalques consideráveis, mesmo em solo ruins. A variedade de sistemas, equipamentos e principalmente processos executivos é enorme, restando o desafio de identificar a maneira mais adequada de acordo com as peculiaridades da obra e do terreno (LOURENÇO, 2007).

AsFundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apóia (AZEREDO, 1977). Assim, devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.

As fundações seclassificam em diretas (rasas) e indiretas (profundas). Segundo a NBR 6122 (1996), a fundação é considerada direta quando a carga é transmitida ao terreno predominantemente pelas pressões distribuídas sob a sua base. Essa transmissão é feita através da base do elemento estrutural da fundação, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outra forma detransferência das cargas (BRITO, 1987). De acordo com VELLOSO e LOPES (2002), a distinção entre uma fundação direta e uma fundação indireta é feita segundo o critério de que esta tem um mecanismo de ruptura interno que atinge acima da base uma altura de duas vezes a sua menor dimensão. Por essa razão, a NBR 6122 (1996) adotou que fundação indireta é aquela cuja base esteja implantada em profundidadesuperior a duas vezes a sua menor dimensão e nunca inferior a três metros de profundidade.

Todavia, o presente estudo tem como objetivo evidenciar o tipo de fundação utilizada na execução de ponte ou viaduto destinada a transmitir ao solo os esforços provenientes do peso próprio e das cargas atuantes.

Pretende-se, assim, com este trabalho, descrever o processo de fundação profunda através deestaca pré-moldada de concreto armado centrifugado e inserida no terreno, sendo a execução das estacas pelo método de cravação através do equipamento “bate-estacas”, de acordo com o tipo e dimensão da estaca, características do solo, condições de vizinhança e peculiaridade do local.

Para visualizar o processo a pesquisa tomará como sujeito a ponte de acesso entre os bairros Shell e Interlagos,situada no município de Linhares, Norte do Espírito Santo, através de entrevistas in loco ao Engenheiro responsável. Com a conclusão da obra, a cidade passará a ter uma nova e importante alternativa para deslocamento de automóveis. Ao mesmo tempo, proporcionará redução no tráfego de automóveis na BR 101, levando-o a fluir de maneira mais eficiente.















2 FUNDAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!