Arquitetura da felicidade

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014








ARQUITETURA DA FELICIDADE














ARQUITETURA DA FELICIDADE
O movimento moderno teve como principal função a retomada das artes e ofícios feitos artesanalmente e foi totalmente contrário a industrialização. O questionamento a esse tipo de produção e o desenvolvimento da indústria principalmente na Alemanha e o término da primeira Guerra Mundial, fizeram comque a sociedade reformulasse seus valores e os artistas fossem em busca de novas técnicas e teorias a serem experimentadas na arquitetura e todas as artes.
Na arquitetura estes princípios foram incorporados e rompeu-se com a ornamentação, procurando dar valor estético ao conjunto e fazendo com que todas as fachadas fossem importantes num projeto. As obras passaram a apresentar forma cúbica e oexpectador teve a oportunidade de apreendê-la de uma só vez.
Peter Behrens foi um dos arquitetos que primeiro utilizou estes princípios. Walter Gropius sofreu influência direta de Peter Behrens e aliou os princípios cubistas da geometrização aos princípios de funcionalidade e racionalismo. Gropius defendeu a industrialização nas artes e na arquitetura. Enquanto dirigiu a escola Bauhaus naAlemanha, difundiu e incentivou uma produção racional, voltada para funcionalidade, feita industrialmente, mas com qualidade. Em seu projeto para Bahaus, conseguiu traduzir toda a sua teoria voltada para limpeza espacial e ornamental e utilização de materiais industrializados e pré-fabricados na construção. O partido arquitetônico adotado definiu a função de cada bloco, além de utilizar a fachadatotalmente de vidro, que já havia apresentado em seu projeto para Fábrica Fagus.
Outro arquiteto de grande influência foi Mies Van Der Rohe. Através de sua obra Mies defende que “menos é mais”, ou seja, quanto menos ornamentada e complexa a obra, melhor será a sua apreensão por parte do observador e melhor sua utilização. Seus primeiros projetos voltados para estes aspectos mostram planta totalmenteracional, onde os espaços são livres e definidos por móveis ou divisórias, por exemplo, a Casa Frasworth. Utilizou materiais produzidos industrialmente e defendeu a pré-fabricação de peças além de adotar estrutura metálica e sistema de pilar, viga e laje como cobertura. Seu projeto para o Pavilhão de Barcelona é considerado uma das principais obras da arquitetura moderna.
Frank Lloyd Wright,também pertenceu a este período atuando de forma a produzir arquitetura que utilizasse novos estudos e técnicas de construção, como a adoção de grandes balanços. Porém, tinha uma concepção estética mais historicista, utilizando formas orgânicas e materiais locais, além de uma preocupação grande em utilizar a natureza, a paisagem local e a luz natural, como parte do projeto.
Um dos principaisrepresentantes da arquitetura e do urbanismo modernos foi Le Corbusier que introduziu no pensamento moderno seus princípios de arquitetura. Suspendeu o edifício, introduziu os pilotis, transformou a cobertura em teto-terraço, dando aproveitamento melhor a este espaço, utilizou grandes aberturas nas fachadas, colocadas no sentido horizontal proporcionando maior entrada de luz natural e, lançou naarquitetura o “passeio arquitetônico”, onde se tem a oportunidade de percorrer toda a obra e observá-la. Estes princípios de Le corbusier foram adotados em praticamente todas as ‘vertentes’ e áreas de produção modernistas. No urbanismo, a utilização desses elementos no projeto para Brasília, por exemplo, é bem clara.
Infelizmente esta época moderna ainda não é adotada por muita gente nos dias de hoje. NaGrã-Bretanha, por exemplo, muito se debate o porquê das casas novas terem aparência velha, nunca mudarem seu estilo e estarem sempre presas ao passado.
Muitos colocam a culpa nos construtores e os construtores colocam a culpa na população, “É isso que o público quer...” eles dizem. Mas como saber o que o público quer se só existe uma opção? ‘Caixotinhos com janelas’ expressão citada várias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura Da Felicidade
  • A Arquitetura Da Felicidade
  • Arquitetura da felicidade
  • Arquitetura da Felicidade
  • Arquitetura da Felicidade
  • ARQUITETURA DA FELICIDADE
  • A arquitetura da Felicidade
  • A arquitetura da Felicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!