Estruturalismo

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão
Departamento de Psicologia
História, Teorias e Sistemas em Psicologia I
Prof: Ms. Maurício Campos

Avaliação Escrita

1 – Com o surgimento da Psicologia científica nos Estados Unidos, alguns psicólogos considerados pioneiros nesse surgimento subdividiram-se em três grupos, no qual defendiam uma forma de estudo que visava compreender osprocessos psicológicos. Dentre eles estão Gustav T. Fechner, psicólogo alemão que escreveu elementos da psicofísica, precupado em problematizar a relação entre mente e corpo. Defendia o paralelismo psicofísico, dizendo que para entender esta relação era necessário utilizar de métodos matemáticos, isto é, as sensações eram testadas através de estímulos. Outro psicólogo importante nesse período é EdwardB. Titchener, um inglês que criou o conceito de estruturalismo. Titchener preocupava-se com o elementismo, que visava descobrir elementos que estruturavam a consciência composta por sensações, imagens, afeições e sentimentos. Para ele era preciso descobrir como estes elementos estão associados e estruturados e que leis regem essa estruturação. Realizava seus estudos através da Introspecção,Observação e Experimentação, e também era um defensor do paralelismo psicofísico. Enfim, destaca-se o funcionalismo, período que tinha como representantes: Stanley Hall, John Dewey, James Angell, Harvey Carr, Edward Thorndike, Robert Woodworth. O funcionalismo surgiu nos EUA devido a modernização deste país, com o avanço industrial e a urbanização. Esta realidade trouxe a necessidade de se criar exames econtrole de indivíduos, os conceitos de Darwin foram utilizados para explicar a adaptação e evolução do organismo, mas este conceitos nortearam as práticas de ajuste e de controle dos indivíduos.
2 – William James foi responsável pela criação do funcionalismo, e sua obra pode ser dividida em dois momentos: Psicologia e Filosofia. Em 1890 ele publicou o livro O princípio da Psicologia, nesta obraele discutiu sobre o que é o Self, eu ou ego. Para ele, o self não é um espaço interior em que são depositadas coisas do mundo exterior, e sim uma posição, uma perspectiva individual, a partir da qual o individuo estipula as distâncias do mundo externo. Ele acredita que o self tem fluidez, e os limites e referências são definidos a partir das ações do self sobre o ambiente.
3 – Para WilliamJames o hábito tem uma base neurofisiológica, pode ser entendido como ações adapatativas ao meio, podem ser alterados por ação voluntária e pelos efeitos éticomorais e dificulta o aprendizado de novos hábitos. James concebe o hábiotp baseando-se nos conceitos darwinistas ao falar de forma de adaptação ao meio. Para ele, o hábito simplifica os movimentos e reduz a atenção consciente, sendo possível aoindivíduo a concentração na realização de outras tarefas.


4 – Os conceitos de self, fluxo de pensamento e hábito caracterizaram a obra de William James como funcionalista, pois ele preocupava com a função e não com as propriedades do psiquismo. Mas a psicologia de James não conseguia dar conta da relação entre sujeito conhecedor e objeto, já que estes objetos são entidades naturais queprecisam ser conhecidas, e no funcionalismo, sujeito e objeto, são frutos constituídos nas ações do indivíduo. Somente num segundo momento da obra de James que o funcionalismo ganha força, quando ele se aproxima do pragmatismo, corrente filosófica semelhante ao funcionalismo.
5 - A relação entre pragmatismo e funcionalismo é bastante estreita: os primeiros filósofos pragmatistas como William James eJohn Dewey são também os primeiros psicólogos funcionalistas. James Angell, por exemplo, estipula claramente que o funcionalismo é o pragmatismo psicológico, assim como o pragmatismo é o funcionalismo filosófico. Mas esta relação é mais complexa, por exemplo, vemos em James uma psicologia anterior a sua filosofia pragmatista que ainda não é inteiramente funcionalista. Ela seria travada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estruturalismo
  • estruturalismo
  • Estruturalismo
  • Estruturalismo
  • Estruturalismo
  • Estruturalismo
  • estruturalismo
  • Estruturalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!