ciencias

Páginas: 8 (1771 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Entrevista - Silvio de Abreu
A novela da escrita
Autor prepara nova versão de Guerra dos Sexos e conta quais são os segredos de escrever para a televisão
Leonardo Fuhrmann


É difícil falar de um autor de telenovelas que conseguiu criar um estilo próprio. O paulistano Silvio de Abreu, de 69 anos, pode orgulhar-se de ter dois. No horário das sete, suas tramas são marcadas pelo humorherdado das chanchadas, uma de suas referências. Nas novelas das oito, sua especialidade é o suspense, gênero que desenvolveu por conta do gosto cinematográfico.

Responsável pela nova versão de Guerra dos Sexos, revisão do sucesso da Globo em 1983 de sua autoria (a estreia é em setembro), Silvio conta que, antes de virar roteirista, estudou cenografia na Escola de Arte Dramática da Universidade deSão Paulo (USP). Foi ator em peças, filmes e novelas, estudou no Actor's Studio, de Nova York, trabalhou em teatro com Antunes Filho e Antônio Abujamra, dirigiu e escreveu roteiros para pornochanchadas na Boca do Lixo.

Considera as experiências em outras áreas da arte dramática fundamentais em sua maneira de escrever e no hábito de acompanhar cada detalhe da produção. Além de desfrutar dosucesso, Silvio se orgulha de estar formando uma nova geração de autores, por ele supervisionada quando escreveram seus primeiros trabalhos solos. A técnica da escrita de novelas e as dificuldades de uma produção que dura oito meses são os temas que Silvio de Abreu apresenta nesta entrevista.

Como é a experiência de produzir um remake?
Nunca havia feito antes. A história e os personagens são osmesmos, muda a forma de contar. Primeiro, porque você encontra pontos em que a trama pode ser melhorada, que não foram revisados em razão do ritmo de produção. Faço a sinopse e preparo 30 capítulos antes de a telenovela ir ao ar. O tempo depois passa a ser curto, pois preciso entregar um capítulo por dia.

Que outras mudanças são necessárias?
Temos de incorporar as mudanças de época. Há 30anos, não havia computador nem celular. Hoje soa ridículo se coloco uma carta escondida em uma novela que se passa no presente. Afinal, ninguém escreve cartas atualmente. No caso de Guerra dos Sexos, o assunto é a disputa entre homens e mulheres por espaço na sociedade. De 1983 para cá, houve uma mudança significativa no espaço ocupado pelas mulheres na vida pública. Isso muda a psicologia do homem,que antes monopolizava os postos de comando.

Os diálogos precisam ser reescritos?
Sem dúvida. Além das mudanças sociais e tecnológicas, há alterações no jeito das pessoas falarem. Algumas gírias ficaram superadas, outras surgiram. Gosto de escrever do jeito que as pessoas falam nas ruas. Evito, no entanto, alguns erros, a menos que cometê-los seja um aspecto importante da maneira de falar dapersonagem. As gags das duas versões são as mesmas.

Mudou a forma de fazer novelas?
Há muita ignorância na crítica de que as novelas não evoluíram desde Beto Rockfeller [de Bráulio Pedroso, TV Tupi, 1968-69]. Além das inovações de produção, há mudanças significativas na intriga, no formato da narrativa e comportamento dos personagens. Talvez não tenha sido algo planejado, mas fomosacompanhando instintivamente mudanças que aconteciam na sociedade.

Por exemplo?
O público busca personagens com os quais se identifica. É preciso que as pessoas os vejam e pensem "parece minha mãe", "é igualzinha àquela tia" ou "no lugar dele, faria o mesmo". Não dá mais para imaginar a mocinha que se sujeita ao bandido enquanto aguarda passivamente pela chegada do herói. O telespectador passa arejeitar esses personagens. Sofri isso em Belíssima [Globo, 2005-6]. O Cemil (personagem de Leopoldo Pacheco) era essencialmente bom, buscava sempre o caminho correto para fazer as coisas. Disputava a Mônica (Camila Pitanga) com um vilão, o Alberto (Alexandre Borges). Chegou uma hora em que as pessoas não queriam ver a Mônica com o Cemil porque achavam que ele era um bobo.

A teledramaturgia muda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias
  • Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!