Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Páginas: 9 (2239 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




DESAFIO DE APRENDIZAGEM
DISCIPĹINAS: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e
Educação e Diversidade








Desafio de Aprendizagem entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade”, sob orientação doprofessora-tutora a Presencial Isabel Cristina Biondo Morette.






Americana
Março/2014

INTRODUÇÃO


Neste trabalho da Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade visa a prover a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito àdiversidade sociocultural e étnico-racial.
No ambiente de ensino-aprendizagem, existem muitas diversidades, sendo assim a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas, raças, cores, classes sociais, e que deve respeitar cada uma delas. E a escola terá o dever de dialogar com tais culturas e reconhecer o pluralismo cultural brasileiro. A educação e diversidade colocam a todos nós,educadores, o grande desafio de estar atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e de buscar o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las. Nessa proposta educacional será preciso rever o saber escolar e também investir na formação do educador, possibilitando-lhe uma formação teórica para que possa ser colocada na prática.
Este trabalho tem como objetivo falar um pouco sobre aestrutura do sistema de ensino no Brasil e suas responsabilidades. No início dos anos 80, surgiram vários movimentos políticos que culminaram com o fim da ditadura. Iniciou-se a democracia. Foi promulgada a Constituição Federal de 1988 e iniciou-se um caminho para a elaboração da nova LDB 9394/96. A Educação no Brasil é regida através da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) 9394/96 que tem queobrigatoriamente seguir a Constituição Federal de 1988. A LDB foi criada para descentralizar a educação da União, deixando os estados e municípios com autonomia, para caracterizar o dever da educação à família e ao estado, para a introdução do sistema de avaliação, para abrir espaço para a educação a distancia e a educação especial e a preocupação em formar um cidadão crítico e pensante.DESENVOLVIMENTO

Passo 1
Faça um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira eAfricana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamentale de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008). § 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história daÁfrica e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.(Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008). § 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação
  • ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira e diversidade
  • Diversidade e Estrutura e Organização da Educação Brasileira
  • Estrutura e Organização Brasileira e Educação e Diversidade
  • EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • Estrutura e organização da educação brasileira e educação e diversidade
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação e Diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!