Estrutura organizacional da CBF

Páginas: 11 (2531 palavras) Publicado: 21 de julho de 2013
Introdução
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), assim chamada desde 1979, anteriormente chamada de CBD (Confederação Brasileira de Desportos), foi fundada em 20 de agosto de 1914, tendo como seu primeiro presidente o Sr. Álvaro Zamith e é a entidade máxima do futebol no país. Ela é responsável pela organização e gestão de todos os campeonatos realizados em alcance nacional no futebolprofissional, sendo eles o campeonato brasileiro das séries A, B, C e D, a copa do Brasil, sendo também responsável pela administração das seleções brasileiras de futebol feminino e masculino em todas suas divisões. Respondem a ela as federações estaduais de futebol (e distrital, no caso do DF), responsáveis diretas pelos campeonatos estaduais.
A real criação da CBF no modelo que ela é hoje vem de1979, ano em que o campeonato brasileiro reuniu improváveis 94 clubes na primeira divisão. Ano em que o Internacional FC tornou-se campeão invicto, famoso pelo boicote feito pelo São Paulo FC, SC Corinthians e Santos FC, que foi a única vez que não disputaram o campeonato. Foi quando a CDB saiu para a entrada da CBF que, em tempos de ditadura militar, designou a frente do comando da recém criadaentidade para o Sr. Heleno Barros Nunes, que ali ficou por apenas 3 meses. Com essas mudanças, as federações estaduais ganharam força e a confiança do público, à partir da realização de campeonatos mais organizados.
Em janeiro de 1980, inicia a administração do Sr. Giulite Coutinho, que em seus 6 anos de comando da CBF foi o único que manteve o trabalho do mesmo treinador da seleção brasileira,ainda que com a derrota na Copa do Mundo, no comando da seleção do professor Telê Santana.
Ricardo Teixeira assumiu o comando em 1989, tomando a dianteira de uma seleção que estava há 20 anos sem um título mundial e uma entidade que passava por sérias dificuldades financeiras. Em 23 anos, Ricardo Teixeira tornou a CBF uma máquina de ganhar dinheiro, trabalhando as vezes, de maneira duvidosa.
Emmais de duas décadas de gestão, o chamado país do futebol viu seus estádios ficarem sucateados, não viu nenhum esforço da entidade na formação de técnicos, deixou a desejar no investimento às suas categorias de base e também no futebol feminino, presenciou uma longa jornada até que o campeonato brasileiro se fechasse no formato hoje apresentado. Em sua administração também, foi criado o Estatutodo Torcedor, que mesmo sendo constantemente criticado, é considerado por Ricardo Teixeira a sua maior conquista, por menor que tenha sido sua participação efetiva na elaboração e realização do projeto.
Em 1994, o “vôo da muamba” da seleção campeã mundial, passou pela Receita Federal do Rio de Janeiro com 17 toneladas de mercadorias sem pagar um centavo de impostos. Situação que gerou um imensodesconforto em sua administração, sendo o mesmo condenado por improbidade administrativa.
Em 2001, Ricardo Teixeira passou pela investigação de uma comissão parlamentar de inquérito por desvio de recursos na realização do Mundial de Clubes de 2000, evasão de divisas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
No ano de 2006, Ricardo Teixeira e a CBF, foram acusados de crimescontra a ordem econômica por irregularidades na venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2006. De acordo com o Ministério Público, apenas uma empresa teria recebido ingressos para a comercialização, que além dos valores abusivos ainda estavam atrelando a venda a pacotes turísticos, o quê é uma prática ilegal pelo código de defesa do consumidor.
Em 2010, a emissora de TV BBC revelou que RicardoTeixeira havia recebido propina para apoiar a candidatura da Inglaterra para a Copa do Mundo de 2018, informação confirmada pelo próprio presidente da federação inglesa, e Teixeira teria sido condenado pela justiça suíça a devolver o dinheiro.























Exercícios
Supondo que você é um importante dirigente da Confederação Brasileira de Futebol, responda as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura Organizacional
  • estrutura organizacional
  • Estruturas organizacionais
  • Estruturas organizacionais
  • Estrutura organizacional
  • estrutura organizacional
  • ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
  • Estrutura Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!