Estrutura do Conto ''O Outro"

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Introdução
Rubens Fonseca é um dos maiores escritores da literatura brasileira. Inovou ao deixar de lado a corrente regionalista e experimentou o romance policial e urbano.Conhecido pelo seu jeito singular de escrita iniciou uma nova fase na literatura brasileira contemporânea, que ficou conhecida através de Alfredo Bosi, como brutalista. A mesma retrataa realidade vivida no cotidiano de forma explícita.“voltei, abrir a porta e ele ao me ver disse “não faça isso, doutor, só tenho o senhor no mundo”. Não acabou de falar ou se falounão ouvi, com o barulho do tiro.
No trecho acima, o autor descreve uma cena chocante, o assassinato de um menino pedinte,. Morto por um homem que se sentia ameaçado com suapresença, o menino ainda que inofensivo, era visto pelo homem como ameaça constante. Ele descreve de forma real o que todos.

1.1 Foco Narrativo



1.2 O Conto e sua Estrutura
Oconto é essencialmente objetivo e narrado em 1ª pessoa. Foge do introspectivismo para a realidade viva, presente, concreta. Divagações são escusadas. Breve história. Todas as palavrashão de ser suficientes e necessárias e devem convergir para o mesmo alvo. Jamais se perde no vago. Prende –se à realidade concreta. Daí nasce o realismo, a semelhança com a vida.Dentre os componentes da linguagem do conto, o dialógo é o mais importante de todos. Está em primeiro lugar; por dramático, deve ser tanto quanto possível dialogado. Os conflitos, osdramas residem na fala das pessoas, nas palavras ditas "Doutor, minha mãe morreu”. Sem parar, e apressando o passo, respondi, "sinto muito". Ele alargou as suas passadas,mantendo-se ao meu lado, e disse "morreu". Tentei me desvencilhar dele e comecei a andar rapidamente, quase correndo. Mas ele correu atrás de mim, dizendo "morreu, morreu, morreu"
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conto O outro
  • o outro lado dos contos de fadas
  • magia e outros contos
  • o homem que sabia javânes e outros contos
  • Conto O Outro sobre a semiótica francesa
  • Lais RO Aasaudade E Outros Contos
  • Contos
  • Conto Outro Pai Contra Mãe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!