Estressores RH
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo abordar a questão dos estressores no ambiente de trabalho a fim de questionamentos em relação à fragilidade laboral diante da dinâmica administrativa.
Os questionários elaborados e aqui expostos são relacionados às condições físicas e sociodinâmicas do trabalho e sua conclusão nos remeterá à importância do conhecimento das limitações do ser humano e a valorização indiscutível da relação saúde e vida.
ESTRESSORES
A excelência de uma organização também pode ser medida pelo ambiente psicológico que ela oferece aos seus parceiros, pois dependem das pessoas e de suas relações entre si. No entanto, viver e trabalhar sob certos aspectos pode acarretar certos problemas e ocasionar mudanças desagradáveis.
Segundo a Dra. Hilda Alevato, Psicanalista e Coordenadora do NIPEC, “qualquer que seja a natureza da atividade há sofrimento presente, que oferece riscos”. O estresse é uma condição intrínseca, intimamente relacionado a carga de transtornos e aflições que certos eventos provocam.
Em relação ao ambiente organizacional, podemos apontar a sobrecarga do trabalho, pressão de tempo e urgência, supervisão de baixa qualidade, clima político de insegurança, frustração. Contudo, quando o sofrimento pode ser transformado em criatividade, ele traz uma contribuição que beneficia, modificando e favorecendo a transformação.
PESQUISA NOVA AMÉRICA S/A
A empresa Nova América S/A, tradicional indústria têxtil, atuando no mercado há 84 anos, apresenta enumeras dificuldades em sobreviver no mercado, em virtude dentre outros motivos da política econômica e comercial adotada pelo atual governo. Como reflexo desse cenário, seus funcionários têm vivenciado uma carga extrema de insegurança, ansiedade e insatisfação. As condições, socioambientais relacionadas às dimensões da organização do trabalho, sua psico e sociodinâmica pode ser observada diante dos resultados expostos abaixo em percentuais obtidos com questionários