Estratifica O Trabalho

Páginas: 8 (1842 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAEM FACULDADE
FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ
UCEFF FACULDADES







ESTRATIFICAÇÃO






Alessandra Capelo
Lilian Pissaia
Luana Gnoatto
Tayna Michele Borsoi
ORIENTADOR: João Gilberto Astrada Chagas Filho







Chapecó
Novembro, 2014
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
2.1 Ferramentas da qualidade na gestão de processos 4
2.2 História daEstratificação: 5
2.3 Conceito de estratificação 5
2.4 Aplicação do método de estratificação 6
2.5 Vantagens sobre o uso da estratificação 6
2.6 Desvantagens sobre o uso da estratificação 7
2.7 Exemplos de aplicações de estratificação 7
2.7.1 Exemplo 1 7
2.7.2 Exemplo 2 7
2.7.3 Exemplo 3 7
2.7.4 Exemplo 4 8
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11





1. INTRODUÇÃO

Atualmente o investimento emqualidade é cada dia maior por parte das indústrias, pois elas buscam atender melhor o cliente e expandir o mercado consumidor. Fazer qualidade é procurar a satisfação dos clientes em primeiro lugar. Neste contexto, a utilização das ferramentas da qualidade torna-se essencial, pois reduz custos e falhas.
Ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas para mensurar, analisar, definir e proporsoluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos.
Segundo Yoshinaga, “as ferramentas sempre devem ser encaradas como um meio para atingir as metas ou objetivos”. Meios são as ferramentas que podem ser usadas para identificar e melhorar a qualidade, enquanto a meta é onde queremos chegar (fim).
O presente trabalho apresenta informações sobre uma ferramenta específica daqualidade – estratificação.
Antes de construir uma folha de verificação, deve-se ter em mente a estratificação, que é uma ferramenta importante, e que precisa ser usada antes da coleta de dados.
No decorrer do trabalho serão apresentados diversos fatores sobre estratificação, mostrando sua importância dentro de uma organização. Serão apresentados benefícios e desvantagens da sua utilização, ahistória desse procedimento, seus idealizadores e alguns aspectos interessantes sobre essa ferramenta da qualidade.






2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Ferramentas da qualidade na gestão de processos

Desde a década de 50 passamos por uma verdadeira revolução, a qualidade dos produtos/serviços nunca foi tão discutida, estudada e muito menos aplicada. Foi então, que alguns mestres como Walter Shewart,William E. Deming e Kaoru Ishikawa ajudaram a desenvolver e a disseminar algumas técnicas conhecidas como “ferramentas da qualidade”, essa ferramenta permitiu maior controle dos processos e melhorias na tomada de decisões.
Para gerenciar os processos e tomar decisões com mais precisão, se faz necessário trabalhar com base em fatos e dados, ou seja, informações geradas no processo buscando einterpretando corretamente as informações disponíveis como forma de eliminar o empirismo.
As ferramentas da qualidade são capazes de propiciar a coleta, o processamento e a disposição clara de dados relacionados aos processos gerenciados dentro de uma organização. Elas passam a ser de grande utilidade no momento em que as pessoas que compõe a organização começam a dominar e praticar o método PDCA.
Onúmero sete é considerado um número de sorte no Japão, fazendo-se assim uma comparação entre as ferramentas básicas de uma organização e as sete peças básicas que constituem o equipamento samurai.
As ferramentas foram divididas então em sete ferramentas básicas da qualidade e sete ferramentas gerenciais da qualidade, sendo que a ferramenta estudada é definida como uma ferramenta “básica”.Ferramentas, assim como o nome sugere, são ferramentas de fácil utilização, o que proporciona a possibilidade de utilização das mesmas por qualquer funcionário da empresa, facilitando assim a implementação de melhoria contínua em todos os níveis organizacionais e operacionais.

2.2 História da Estratificação:

Criada através de princípios idealizados por Walter Shewart e Willian Deming a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratifica O
  • trabalho estratifica o prof nivaldo e aluno marcelo brandol 1010i
  • Estratifica O Social
  • Estratifica oTrid
  • ESTRATIFICA AO ARTIGO1
  • Estratifica o Social
  • Estratifica O Social
  • Conceito de Estratifica o Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!