Estrat gias motoras para manuten o do equil brio

294 palavras 2 páginas
Estratégias motoras para manutenção do equilíbrio
Para se manter em constante equilíbrio o corpo precisa se ajustar no espaço de modo que seu Centro de Massa (CM) fique em cima de sua Base de Apoio (BA) mesmo após a mínima perturbação. Existem três estratégias de equilíbrio primárias usadas para manter o equilíbrio por adultos saudáveis, são elas: estratégia do tornozelo, do quadril e do passo.
Estratégia do tornozelo (plano ântero-posterior)
Os movimentos do tornozelo são usados para restabelecer o equilíbrio durante pequenas perturbações ou no apoio tranqüilo (geralmente ocorrem quando a superfície se desloca para frente ou para trás e/ou em superfícies amplas e firmes).
Quando a instabilidade é para frente, ocorre uma ativação muscular que acontece de distal para proximal, iniciando pelo músculo gastrocnêmico, seguido dos isquiotibiais e finalmente os paravertebrais.
Quando a instabilidade é para trás, a ativação se inicia pelo músculo tibial anterior, seguido pelo quadríceps e finalmente os abdominais.
Estratégia do quadril
Essa estratégia é utilizada quando a força da perturbação é mais rápida e/ou ampla ou quando o Centro de Gravidade (CG) está no limite de estabilidade. Ocorre uma flexão ou extensão acelerada do quadril para manter o CM dentro da BA. Quando a superfície se move para frente, o corpo se move para trás e vice-versa e a ativação muscular ocorre de proximal para distal.
Apoio se move para frente: ocorre ativação dos músculos abdominais, seguido do quadríceps.
Apoio se move para trás: ocorre ativação dos paraespinhais, seguido dos isquiotibiais.
Estratégia do passo
Ocorre quando a força de perturbação é grande, fazendo com que o CM ultrapasse os limites de estabilidade. Nesse caso, para restabelecer o equilíbrio é preciso que o indivíduo de um passo para frente ou para trás para alargar a BA.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas