Estrada de ferro mairinque santos

Páginas: 5 (1015 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
TEMA:
ESTRADA DE FERRO MAIRINQUE-SANTOS – ASPECTO GEOGRÁFICO, ECONÔMICO E SOCIAL.

INTRODUÇÃO:

O Brasil, na segunda metade do século XIX, deu início a sua industrialização impulsionado pelas mudanças que vinham da Europa, principalmente da Inglaterra com a Revolução Industrial. Sendo assim, a primeira locomotiva foi implantada no Rio de Janeiro, em 1854 e em seguida, em São Paulo.

Amalha ferroviária já era de extrema importância para o desenvolvimento industrial na Europa no século XIX, e o Brasil, então resolveu importar esta nova tecnologia, pois, nesta época já havia a necessidade de se ampliar o espaço das trocas como forma de dar impulso a economia capitalista que se firmava definitivamente no Brasil, objetivando o transporte das safras de café do interior para olitoral, propiciando a exportação agrícola, principalmente o café. Segundo Côrrea:1999, p.38:

“com a Revolução Industrial, as ligações da cidade com o mundo exterior a ela ampliaram-se qualitativa e quantitativamente. Nesta ampliação as ferrovias tiveram um papel de destaque, tornando-se, a partir da segunda metade do século XIX, o mais importante meio de transporte inter-regional.”

De início,este novo setor de transporte teve vários problemas para sua implantação, já que os serviços eram insuficientes, traçados incorretos e custo financeiro muito alto, altas tarifas de transporte ferroviário, lucros abusivos, levando o Brasil a ter dominação econômica e estratégica inglesa.

Após o período de implantação das ferrovias e a dominação inglesa neste setor, em agosto de 1882, os jornaisde São Paulo e Rio de Janeiro publicavam ampla notícia sobre a apresentação dos projetos de José Carlos de Carvalho, que propunha a construção de uma estrada de ferro que ligasse a capital de São Paulo ao porto de Santos, independentemente da estrada de ferro da São Paulo Southern Railway (empresa inglesa que detinha o monopólio das estradas de ferro).

Em 1926, em São Paulo, o então governadorao Júlio Prestes, comprou a linha da São Paulo Southern Railway, a Estrada de Ferro Sorocabana, dando início as obras de um novo ramal, a Mairinque-Santos. No dia 10 de dezembro de 1937 começaram a correr, normalmente, trens de carga, ficando assim iniciado o seu tráfego de cargas e de passageiros.
A Estrada de Ferro Sorocabana passou a ligar-se ao porto de Santos, que se ligava ao planaltopaulista, subindo pela Serra do Mar, passando ao sul da Cidade de São Paulo, no bairro de Engenheiro Marsilac, municípios de Cipó e Embu-Guaçu até chegar a cidade de Mairinque no interior paulista, tendo neste trajeto vários túneis, 5 estações, pontes e pontilhões em plena mata atlântica. São Paulo passou a ter orgulhoso de sua obra, afinal, tinha sido construído por brasileiros. O espaço queantes era dominado pelos ingleses, passou a ser agora dos paulistas.
Hipótese:
O sucesso do ramal Mairinque-Santos não durou muito, nos anos 1970 ela foi vendida para a Fepasa, seu intenso movimento de carga e passageiros conheceu a decadência com o sucateamento das ferrovias brasileiras devido ao alto investimento nas malhas rodoviárias.
Isso ocorreu porque as empresas automobilística passaram adominar o cenário brasileiro no setor de transporte. O poder econômico deste setor mudou de mãos, o que antes pertencia aos ingleses, pouco ficou na mão dos paulistas, e passou para mãos de empresas estrangeiras automotivas.
A decadência continua, mesmo com o começo das estatizações realizadas a partir dos anos 1990, a Estrada de Ferro Sorocaba, ramal e Mairinque-Santos não ficou de fora, muitopelo contrário, pode-se dizer que foi a mais afetada neste processo.
Antes a grande obra da engenharia paulista, de grande exuberância que movimentava o escoamento agrícola para o porto de Santos rumo a exportações milionárias dá lugar a uma estrada de ferro abandonada em meio a selva.
Em sua construção, no final dos anos 1920, não se levava em consideração o impacto ambiental de uma obra deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrada de ferro
  • ESTRADAS DE FERRO
  • Estradas de Ferro
  • Estrada de ferro
  • Estrada De Ferro Araraquara
  • Estrada de Ferro de Carajás
  • Estrada De Ferro Madeira
  • A estrada de ferro Madeira Mamor ou

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!