Esteriotipos

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
Expectativas e Estereótipos


Para IIDA (2005) (International Interior Design Association) a qualidade ergonômica de um produto depende da facilidade do manuseio, da adaptação antropométrica, do fornecimento claro de informações e das compatibilidades de movimentos. Estereótipo é uma expectativa de um determinado efeito, manifestada pela maioria da população, diante de uma determinadasituação.
Um movimento de controle que segue o estereótipo é chamado de compatível, ao passo que aquele que o contraria é chamado incompatível.

Figura 1 : Ilustração de modelo compatível. Botão fechar à direita da janela (Windons).






Figura 2 : Ilustração de modelo incompatível. Botão fechar à esquerda da janela (Mac OS).



DUL e WEERDMEESTER (2012), destacam que na operação de umsistema há um ciclo contínuo de troca de informações/operações fluindo entre o sistema e seu operador. É necessário que o casamento entre essas informações e operações seja feito perfeitamente, para que funcione bem nos dois sentidos. O atendimento às expectativas do usuário e a facilidade no uso do sistema, são fatores de projeto que auxiliam na operação do sistema.
Quando um projeto contraria oestereótipo (por estética), o produto necessita de maior tempo para treinamento e, mesmo que o operador seja treinado, em situação de emergência este retorna ao movimento compatível, sua expectativa inicial. Assim, há potencialização do risco de erros e consequentes acidentes.
O estudo dessas formas de acionamento e movimento, por ser característica da natureza humana e suas interações com omeio, não pode ser ignorado durante o desenvolvimento de um produto.






Facilidade de aprendizagem e de uso.

O sistema precisa ser fácil de aprender de forma que o usuário possa rapidamente começar a interagir. Segundo Nielsen, é o mais importante atributo de usabilidade, por ser a primeira experiência que qualquer usuário tem com um sistema. Certamente existem sistemas paraaplicações altamente especializadas e complexas onde se prevê um extenso trabalho de treinamento em seu uso, mas na maioria dos casos um sistema deve ser fácil de aprender.
Quando se analisa a facilidade de aprendizagem, é preciso ter em mente que geralmente o usuário não aprende toda uma interface antes de começar a usá-la. Pelo contrário, o aprendizado ocorre do uso. Portanto, esse fator é avaliado emfunção do tempo que o usuário demora para atingir um suficiente grau de proficiência na execução de suas tarefas.

• Eficiência

O sistema precisa ser eficiente no uso, de forma que uma vez aprendido o usuário tenha um elevado nível de produtividade. Portanto, eficiência refere-se a usuários experientes, após um certo tempo de uso. Um modo típico de avaliar esse atributo é definir de algumaforma o que significa um usuário experiente e avaliar um grupo desses executando tarefas típicas de um sistema.

• Facilidade de relembrar (memorability)

O sistema precisa ser facilmente relembrado, de forma que o usuário ao voltar a usá-lo depois de um certo tempo não tenha novamente que aprendê-lo. Esse atributo tanto se refere a usuários casuais (que é uma categoria com um número grandede usuários na maioria dos sistemas) como para aqueles sistemas utilitários que são inerentemente usados em periodos específicos como os sistemas para confecção de relatórios de atividades trienais, de imposto de renda, etc. Certamente, aumentar a facilidade de aprendizagem também torna a interface mais fácil de ser relembrada, mas tipicamente usuários que retornam a um sistema são diferentes dosusuários principiantes. Raramente se avalia esse item, mas é notável a preocupação com ele nas modernas interfaces gráficas onde tudo que for possível é visível. Usuários desses sistemas não precisam lembrar o que está disponível, pois o sistema sempre o relembra quando necessário.

• Erros

Neste contexto, erro é definido como uma ação que não leva ao resultado esperado, um "engano"...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esteriótipos
  • esteriotipos
  • Esteriotipos
  • Esteriotipo
  • esteriotipos
  • Esteriotipos
  • esteriótipos na mídia
  • Esteriotipos e Preconceito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!