Esterilização por formaldeído

Páginas: 3 (704 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2012
COMO FUNCIONA ESTERILIZAÇÃO POR PASTILHA DE FORMALDEÍDO?

O método de esterilização conhecido como pastilhas de paraformaldeído é realizado em estufa. Este processo é classificado como:Físico-químico. Seu mecanismo de eliminação microbiana é obtido através da alquilação. Os parâmetros utilizados para a realização deste processo são: Temperatura, tempo, umidade relativa, concentração deparaformaldeído. O tempo utilizado para promover a esterilização por meio deste processo é de no mínimo 4 horas depois do aquecimento da estufa. Os insumos utilizados neste método são: Energia elétrica,pastilhas de paraformaldeído, chumaço de algodão, água destilada. Este processo é incompatível com artigos que não serão utilizados imediatamente após a esterilização e enxágüe subseqüente. Fatore negativo:Caso tenha falha no processo pode apresentar resíduo tóxico.
ESTERILIZAÇÃO POR FORMALDEÍDO

Definição
O formaldeído é um gás incolor, possui odor irritante característico, cístico para a pele.Quando em concentrações superiores a 20mg/l polimeriza-se formando o paraformaldeído, um precipitado branco. Este, quando aquecido, libera formaldeído.
Comercialmente é encontrado em solução aquosa a38-40% em peso, e contém de 8-15% de metanol como estabilizante (para evitar a polimerização).
FORMULAÇÕES
AQUOSA: a 10%, possui agentes tensoativos, antioxidantes, sequestrantes, dissolvidos emglicerina. Não libera vapores irritantes e conserva as propriedades germicidas do formaldeído.
ALCOÓLICA: a 8%, possui agentes tensoativos, antioxidantes, sequestrantes e etanol a 70%.
 
Mecanismode ação
A atividade germicida do formaldeído se deve á aquilação de radicais amino, carboxil, oxidril e sulfidril de proteínas e ácidos nuclêicos microbianos, formando pontes metil�nicas ouetil�nicas, o que impedem que esses compostos celulares realizem suas funções .
O formaldeído tem ação lenta. Quando em concentração de 5%, necessita de 6 a 12 horas para agir como bactericida e de 18...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formaldeído
  • FORMALDEÍDO
  • FORMALDEIDO
  • Esterilização
  • Esterilização
  • Esterilização
  • Esterilização
  • Esterilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!