Estampagemok

1922 palavras 8 páginas
Márcio José Aguir da Silva

Mecânica aplicada - Estampagem

Professor: Felipe Mendes

Lajeado, Junho de 2015

SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. Resumo 4
3. Objetivo 5
4. Desenvolvimento 6
1.4.1. Estampagem 6
1.4.2. Corte 6
1.4.3. Dobramento e encurvamento 7
1.4.4. Estampagem profunda (ou "repuxo"). 8
1.4.5. Cunhagem 9
1.4.6. Estampos 10
1.4.7. Propriedades mecânicas 10

1. Introdução

Quando algo é produzido, você nunca tem apenas uma operação envolvida nessa fabricação. Geralmente, o que se tem são produtos intermediários, como na estampagem, que é utilizada na indústria automobilística, naval, eletroeletrônica e mecânica em geral. A seguir veremos um pouco sobre estampagem em chapas metálicas.

2. Resumo
Processo de transformação mecânica que consiste em conformar um disco plano ("blank") à forma de uma matriz, pela aplicação de esforços transmitidos através de um punção.
Na operação ocorrem: alongamento e contração das dimensões de todos os elementos de volume, em três dimensões. A chapa, originalmente plana, adquire uma nova forma geométrica.

3. Objetivo

O objetivo deste relatório é transmitir um pouco de conhecimento que adquirimos através da aula e pesquisas que nos foi proposta, visando a explicação de como se dá a estampagem e métodos utilizados sobre este esse assunto.

4. Desenvolvimento
1.2.1. Estampagem
Por estampagem entende-se o processo de fabricação de peças geralmente realizado a frio (conformação mecânica), através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem a frio. As operações são executadas geralmente com auxílio de ferramentas, instaladas em prensas que podem ser mecânicas ou hidráulicas, dotadas ou não de dispositivos de alimentação automática das chapas, tiras cortadas, ou bobinas.
Emprega-se a estampagem de chapas para fabricar-se peças com paredes finas feitas

Relacionados