Estados Unidos

Páginas: 71 (17621 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA E INTERNACIONAL

CAROLINE MALLMANN
JÉSSICA PEREIRA
JONAS AMÉLIO VARGAS



ESTADOS UNIDOS




São Leopoldo
2013/01
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a situação da economia norte-americana e sua circunstância para o mundo. Economia pela qual esta voltando deuma crise financeira e que ainda sente sua influencia no dia-a-dia. Assim, o trabalho será descrito de forma a apresentar sua situação atual, como o governo está influenciando para sua recuperação, quais indicadores mostram isso e como as políticas implantadas nas seguintes áreas: fiscal, monetária, social, cambial, comercial, mercado de trabalho e mercado de capital influenciam a economia internaquanto à externa.
O trabalho fará uma análise da situação atual da economia norte-americana, quais os pontos favoráveis e desfavoráveis para recuperação da economia e como isso acaba influenciam o desenvolvimento do país. Mostrar-se-á alguns indicadores econômicos que nos indicam como a economia norte-americana está reagindo a este período pós-crise e como eles influenciam nas ações do governopara melhorar ou estimular a recuperação da economia. Compreender-se-á ao destacamento das políticas implantadas nas áreas fiscal, monetária, social, cambial, comercial, mercado de trabalho e mercado de capital e como elas atuam na economia norte-americana.
Os Estados Unidos mesmo vivendo um período pós-crise ainda continuam sendo o motor da economia mundial e isso gera grandes influencias nasoportunidades ou desafios no dia-a-dia de cada pessoa, mesmo residindo em países tão distante deles, um exemplo o Brasil. Por isso, espera-se que a economia norte-americana sempre esteja em bonanza para que a economia mundial também esteja saudável e todo mundo cresça.
2 SITUAÇÃO ECONÔMICA ATUAL
Atualmente, os Estados Unidos (EUA) vive em uma situação econômica complicada, pois ainda está serecuperando lentamente da crise mais grave vivida recentemente, a maior responsável pela piora da economia. Por outro lado, para vários economistas, dizem que a pior parte já passou, mas que a economia ainda continua instável (fraca), mas está caminhando no rumo certo de sua recuperação. Há muitos dados estatísticos que mostram que no final de 2012 e início de 2013 a economia já estava em francaexpansão, pois o EUA voltou a ganhar competitividade em virtude de outros países perderem competitividade com salários e inflação mais altos do que os seus. Quanto às perspectivas, o cenário mostra-se mais benigno e com expectativa de recuperação econômica dada as medidas de estimulo por parte do Fed.
A economia dos EUA cresceu em um ritmo mais rápido no primeiro trimestre, chegando ao um PIB de taxaanual de 2,5 por cento, oposto a estagnação que ocorreu no quarto trimestre de ano passado, aonde chegou a uma taxa trimestral de 0,4 por cento, mas ainda não chegou corresponder ao esperado de 3 por cento. Muitos economistas acreditam que o que levou a este crescimento foi um maior gasto por parte dos consumidores gerando encomendas à indústria, em vista que a poupança não está nada atrativa, oque não é bom para o crescimento futuro, um mercado de trabalho mais favorável e também se destaca a melhora dos indicadores referentes ao mercado imobiliário. Espera-se que a partir desse primeiro trimestre ocorra uma desaceleração da economia, alguns economistas citam que a causa possa ser o corte dos gastos do governo, conhecidos como “seqüestros”, já outros citam que essa não é a principalcausa, em virtude que as causas possam ser que os consumidores gastem menos, em vista que a confiança do consumidor que caiu de 78,6 em março para 76,4 em abril, que a expectativa de geração de empregos não seja atingida e que os investimentos empresariais fiquem abaixo do esperado.
O próprio Federal Reserve (FED), banco central americano, cita que a situação da economia norte-americana está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estados unidos
  • Estados unidos
  • Estados unidos
  • Estados Unidos
  • Estados unidos
  • ESTADOS UNIDOS
  • Estados Unidos
  • Estados Unidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!