Padrões de Projeto ( Desing Patterns) Padrão Comportamental: Observer

1438 palavras 6 páginas
Padrões de Projeto (Design Patterns)

Design patterns (Padrão de Projeto de Software ou Padrão de Desenho de Software) são soluções de templates abstratas de alto nível. Elas são como um “blueprint” (desenho técnico ou documentação de uma arquitetura, etc.) para soluções e não como uma solução por si própria. Você não achará um framework que você poderá simplesmente aplicar para a sua aplicação; ao invés disso, você chegará ao design patterns através da refatoração do seu código e generalização do seu problema.
Design patterns não são somente aplicados em desenvolvimento de software; podem ser encontrados em diversas áreas da vida, da engenharia até da arquitetura. Em fato, foi o arquiteto Christopher Alexander que introduziu a ideia de patterns em 1970 para construir um vocabulário comum para discussões sobre design. Ele escreveu:
“Cada pattern descreve um problema que ocorre várias vezes ao nosso redor e com isso, descrevem a solução para o problema de uma maneira que você pode usar essa solução diversas vezes sem ter que fazer a mesma coisa duas ou mais vezes.”
As origens do design patterns que prevalecem hoje na arquitetura de software nasceram das experiências e conhecimento de programadores conhecidos como “Gang of Four” utilizando a programação orientada a objeto.
Eles coletaram 23 design patterns e organizaram em 3 grupos:
Creational Patterns (Padrões de Criação): Tratam da construção do objeto e o de referência;
Structural Patterns (Padrões Estruturais): Tratam da relação entre objetos e como eles interagem entre sim para formarem grandes objetos complexos;
Behavioral Patterns (Padrões Comportamentais): Tratam da comunicação entre os objetos, especialmente em termos de responsabilidade e de algoritimos.

O valor dos design patterns reside no fato que eles são soluções que foram utilizadas e testadas, o que nos dá confiança em sua eficácia.
Design patterns focam na reutilização de soluções. Todos os problemas não são iguais, mas se você puder

Relacionados

  • Padr Es GoF
    4531 palavras | 19 páginas
  • ANÁLISE DE ATRIBUTOS DE QUALIDADE DE FRAMEWORK BASEADO NO GWT
    7359 palavras | 30 páginas
  • Desenvolvimento de uma Rede Social Baseada em Geolocalizacao
    75682 palavras | 303 páginas