Estéres

Páginas: 4 (950 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
Estéres
Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água.
Osésteres também são obtidos pela ação de um ácido orgânico ou inorgânico sobre um álcool, com liberação de água. Assim, para que a reação seja catalisada, pode-se adicionar ácido clorídrico (HCl) que, apartir da sua dissociação, aumenta a concentração de íons H+ no meio e desloca o equilíbrio da reação para o lado da formação do éster.
Existem três classificações para os ésteres, eles podem seencontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes.
Essências:
Ésteres nessa forma são obtidos através da reação com ácidos e álcoois de cadeia curta. Este produto deésteres é muito usado em indústrias de alimentos, ele permite a atribuição de diferentes sabores e aromas aos produtos artificiais.
Sabe aquele sabor e aroma de frutas que encontramos em gomas demascar, refrescos artificiais, gelatinas, bombons, qual a substância responsável por este efeito? São as essências de ésteres, os flavorizantes também conhecidos como aromatizantes. Exemplos:
Antranilatode metila: Alimentos com sabor artificial de uva possuem esse aromatizante do grupo de ésteres, os refrescos de uva são um exemplo.

Acetato de pentila: Constituinte do aroma artificial de banana.Etanoato de butila: Essência que confere o sabor de maçã verde às balas e gomas de mascar.

Butanoato de etila: Esse éster confere o aroma de abacaxi a alimentos.

Metanoato de etila: Éresponsável pelo aroma artificial de groselha.

Acetato de propila: O sabor artificial de pêra das gomas de mascar se deve à presença deste éster.
Óleo:
Os produtos derivados de ésteres neste estado sãomuito usados no nosso dia-a-dia. Também na forma de gorduras, estão presentes em nossa alimentação, agora os exemplos de ésteres na forma de óleos e gorduras:
Éster dos ácidos linoléico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • esteres
  • Ester
  • Ester
  • Esteres
  • esteres
  • Ésteres
  • Esteres
  • Ésteres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!