essgvbdfgywdcvj

634 palavras 3 páginas
http://www.cienciaviva.pt/veraocv/geologia/geo2002/materiais/gv02-deolinda.pdf~ http://www.cienciaviva.pt/veraocv/geologia/geo2002/materiais/leixoes-boanova-divulgacao.PDF http://www.arhnorte.pt/ficheiros/download/PGRH2/PGRH2_RT.pdf

Praia dos Beijinhos
Localização:41º11'52,53''N 8º42'37,97''W

A praia dos beijinhos insere-se na região hidrográfica do Leça. Esta é constituída por unidades geológicas do Maciço Hespérico, constituído, essencialmente, por um substrato rochoso de idade paleozóica e proterozóica superior, relacionado como Orógeno Varisco, e possivelmente, com o Orógeno Cadomiano.
Em termos Geológicos, esta vasta área hidrográfica pode ser dividida em três domínios principais, no entanto só um foi estudado, o Domínio Litoral. Este é constituído por granitóides e rochas metassedimentares muito fracturadas do Complexo Xisto-Grauváquico e rochas quartzíticas e xistentas do paleozóico inferior.
Muitas das formações presentes nesta praia encontravam-se cobertos por areia ou pelo mar, contudo foi possível encontrar diversas Litologias características deste domínio litoral em diferentes morfologias. geológicos e pequenas falhas a afectar todas as rochas.
Neste área observam-se afloramentos de Tonalitos, uma rocha plutónica de composição semelhante á de um diorito, mas que contém grandes quantidades de quartzo na sua composição, mais de 20%, que intruiu ao longo de fracturas de direcção N130˚ dos gnaisses aí presentes, formando contactos vísiveis.
Estes gnaisses apresentam diversas colorações (escuros, claros e azulados) e diferentes tipos de granularidades (desde fina a grosseira), com inúmeras diáclases de diferentes atitudes, muitas delas ortogonais.
Encontram-se também, nesta mesma área, rochas metassedimentares bastante deformadas, tal como as observadas na zona do Castelo do Queijo, bem como um pequeno filão de atitude N12˚-70˚SE de pegmatito, uma rocha cristalina caracterizada pelo desenvolvimento considerável de certos minerais e uma

Relacionados