esse sou eu

2509 palavras 11 páginas
CST em RH

ESTATÍSTICA

Prof. M. Sc. Celso Rodrigues

OBJETIVO DO CURSO
Apresentar a E
Estatística no contexto do dia-a-dia í i através da sua aplicação pratica, de modo a permitir a sua ç utilização na tomada de decisões dentro dos contextos pessoal e profissional.
Proporcionar ao aluno o conhecimento teórico-prático teórico-prático, objetivando o uso da estatística no entendimento e análise de dados relacionados com sua área de atuação no mercado de trabalho trabalho. Espera-se que o estudante ao término do curso esteja apto

a fazer uma análise crítica de dados estatísticos dentro da sua realidade profissional cotidiana.
A participação individual será importante no desenvolvimento á e aprendizado durante o curso.

PANORAMA HISTÓRICO
PANORAMA HISTÓRICO
• Desde a antigüidade, conta-nos a Bíblia Sagrada que era realizado o levantamento do povo judaico judaico, para fins de guerra.
• Na Idade Média destacam-se os árabes no ano
Média,
árabes,
721, com a coleta numérica das cidades dominadas, cômputo de suas populações, fábricas e de cada espécie de seus produtos para controle das produtos, conquistas territoriais.
• A partir do século XVI começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras táb tábuas, t b l tabelas. i i


No século XVIII Godolfredo Achenwall aglutinou g d l iê i (ou todos estes elementos e b i batizou a nova ciência ( método) com o nome de Estatística.

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES
ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES
• Método: é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.
• Método experimental: consiste em manter é constantes todas as causas (fatores), menos uma e variar esta causa de modo que uma, o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam.
• Método estatístico: diante da impossibilidade de m u
,
m manter as causas constantes, admite

Relacionados