Esquema

Páginas: 3 (598 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
BOCK, A. Psicologias: uma introdução do estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo:
Saraiva, 1999.

Capítulo 3 - O BEHAVIORISMO

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO

O termo Behaviorismo foi inauguradopelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título “Psicologia: como os behavioristas a vêem”. O termo inglês behavior significa “comportamento”; por isso, paradenominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo — e, também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
A ANÁLISE EXPERIMENTAL DOCOMPORTAMENTO

O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é B. F. Skinner (1904-1990).
O Behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos psicólogos americanos e de vários países onde aPsicologia americana tem grande penetração, como o Brasil.

O COMPORTAMENTO RESPONDENTE

O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “nãovoluntário” e inclui as respostasque são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por umagota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc.

O COMPORTAMENTO OPERANTE
O comportamento operante abrange um lequeamplo da atividade humana — dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados, apresentados pelo adulto.

REFORÇAMENTO

Chamamos dereforço a toda conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. O reforço pode ser positivo ou negativo.

O reforço positivo é todo evento queaumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.
O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.
É condicionamento por se tratar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • esquema
  • Esquema
  • esquema
  • esquema
  • esquema
  • Esquema
  • Esquema
  • Esquema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!