esquema

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013
Texto 07

COMO ELABORAR ESQUEMAS
Prof. MSc. Ricardo Aureliano
FACIPE_2010
INTRODUÇÃO
Com a finalidade de facilitar seus estudos e compreensão da tarefa de elaborar esquemas como uma ferramenta que auxilia a compreensão de um texto lido ou até mesmo para quem vai mais adiante escrever um texto, compilamos partes de alguns autores que esclarecem sobre a finalidade e técnicas de elaboraçãode esquemas.
Primeiramente temos um extrato de João Álvaro Ruiz (1996):
Para acentuar os propósitos da leitura, para melhor captar, discernir, assimilar, gravar e facilitar a evocação futura dos conteúdos da leitura, nada melhor do que procurar reproduzir ou refrasear aquilo que lemos: "Se você resolver anotar brevemente o que o autor diz, não pode evitar que o que ele diz se torne parte do seupróprio processo mental."
Quem lê bem, de lápis na mão, à procura das idéias diretrizes e dos pormenores importantes, já preparou caminho para o levantamento do esquema seguido pelo autor, bem como para a elaboração do resumo daquilo que leu. Quem faz leitura trabalhada exercita-se na habilidade de discernir o principal e o acessório, e deixa assinalado, durante a leitura, tudo o que poderiafornecer elementos para o levantamento do esquema, para a elaboração do resumo ou para transcrições em fichas de documentação pessoal. Ao contrário, quem não lê com discernimento, ou quem não sublinha com inteligência, fará resumos falhos, sínteses mutiladas que mais atrapalharão nos estudos e confundirão nas revisões do que ajudarão.
11. 1 Natureza, função e regras do esquema
Esquema é o plano, alinha diretriz seguida pelo autor no desenvolvimento de seu escrito; esse plano delimita um tema e estabelece a trajetória básica de sua apresentação, subordinando idéias, selecionando fatos e argumentos.
A função do esquema, pois, é definir o tema e hierarquizar as partes de um todo numa linha diretriz, para torná-lo possível a uma visão global. Pelo esquema, pode-se atingir o todo numa únicamirada.
A elaboração ou levantamento do esquema obedece a algumas regras:
a) Seja fiel ao texto. Não se pode trabalhar com esquemas fixos ou preconcebidos e forçar o texto lido a entrar neles.
b) Apanhe o tema do autor, destaque títulos, subtítulos que guiaram a introdução, o desenvolvimento e as conclusões do texto.
c) Seja simples, claro e distribuído organicamente, de maneira a apresentarlímpida imagem concentrada do todo.
d) Subordine idéias e fatos, não os reúna apenas.
e) Mantenha sistema uniforme de observações, gráficos e símbolos para as divisões e subordinações que caracterizam a estrutura do texto.
BIBLIOGRAFIA
RUIZ, J. A. Estudo pela Leitura trabalhada. In:________. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.p.42-47.

Outra indicaçãointeressante está disponível em um site na internet cujo endereço é: , e que transcrevemos a seguir:


2 ESQUEMATIZAR
Para Rauen “esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base” .
Assim esquema é a apresentação do texto, colocando em destaque os elementos de maior importância. Sua finalidade é difundir mais amplamente as informaçõesfacilitando para o leitor sua compreensão. Utiliza-se o esquema como meio facilitador para a memorização e a explicação do texto, usam-se muito pra tal feito linhas, setas, círculos colchetes, entre símbolos diversos.
2.1 Características do esquema
Na elaboração de esquemas, para que não fujam de seu projeto principal que é simplificar ao leitor a compreensão do texto, algumas características devemser ressaltadas e observadas. Segundo Salomon:
Fidelidade ao texto original: deve conter as idéias do autor, sem modificação ou pontos de vistas pessoais;
Estrutura lógica do assunto: partir sempre da idéia principal, depois para seus respectivos detalhes;
Adequação ao assunto estudado e funcionalidade: o esquema deve ser flexível, adaptado ao tipo de matéria a ser estudada. Os assuntos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • esquema
  • Esquema
  • Esquema
  • esquema
  • esquema
  • Esquema
  • Esquema
  • Esquema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!