Esquema sobre o artigo: Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados de Maria do Rosário Longo Mortatti

493 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Educação – FE
Disciplina: Processo de Alfabetização
Professor: Paixão Pinheiro

Esquema sobre o artigo: Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados de Maria do Rosário Longo Mortatti.

Alfabetização escolar: processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita em língua materna, na fase inicial de escolarização de crianças.
“Foi somente a partir da primeira década republicana, com as reformas da instrução pública, que as práticas sociais de leitura e escrita se tornaram práticas escolarizadas, (...) porque consideradas estratégicas para a formação do cidadão e para o desenvolvimento político e social do país, de acordo com os ideais do regime republicano.” (p.330)
A partir da década de 30 “saber ler e escrever se tornou o principal índice de medida e testagem da eficiência da escola pública, laica e gratuita”, assim a alfabetização se tornou foco de políticas públicas nacionais.
A alfabetização em nosso país se deu por meio de uma disputa em torno de qual seria o método mais adequado. A querela dos métodos nos levou a diversas rupturas e mudanças até que especialmente na década de 80 passou-se a discutir tal assunto oficialmente, “já que nessa etapa da escolarização se concentra(va) a maioria da população brasileira pobre, que fracassa(va) na escola pública e em relação a qual se deveriam focalizar ações públicas.”(p.331).
Assim, surgiram três modelos teóricos de explicação para os problemas de alfabetização no Brasil, sendo eles interacionismo linguístico, letramento e construtivismo.
Este último foi adotado como política pública nacional desde a publicação dos PCN’s em 1997. Embasado nas pesquisas realizadas por Emilia Ferreiro surge a psicogênese da língua escrita, que sem cartilhas ou método didático próprio implica aos educadores conhecer como a criança aprende a ler e escrever.
Os dois primeiros foram incorporados e divulgados como complementares ao

Relacionados

  • Alfabetizacao Uma Historia De Sua Historia 1
    132480 palavras | 530 páginas
  • 27OSPROCESSOSDEALFABETIZACAOELETRAMENTO
    127571 palavras | 511 páginas