Esquema sobre Mulheres na criminalidade

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UMA REFLEXÃO TEORICO-SOCIOLOGICA ACERCA DA INSERÇÃO DA MULHER NA CRIMINALIDADE


1. INTRODUÇÃO

Atualmente no Brasil, cresce o numero de mulheres que se encontram em condição de presidiarias, evidenciando que a problemática da criminalidade vem rompendo as fronteiras do gênero.
Poucos são os estudos que tratam da criminalidade feminina em relação a criminalidade geral.
O estudo demulheres violentas é mais difícil do que de homens violentos. A questão da criminalidade feminina ainda não é suficientemente explorada, e em números absolutos, quase insignificante em comparada a masculina.

2. DO BIOLOGISMO AO GÊNERO

A noção do gênero surge em 1970, isto implica em afirmar que a palavra sexo ficou vinculada a dimensão anátomo-fisiológica, enquanto o conceito de gênero passou areferir-se às características e papeis atribuídos a homens e mulheres numa dada sociedade e cultura.
As mulheres lutaram e conseguiram conquistar um espaço muito importante dentro da sociedade que as eximia da possibilidade de se inserirem visivelmente no mundo da criminalidade.
A inserção da mulher na sociedade se fortalece com a conquista da mulher por um espaço no mercado de trabalho, quecomeçou com as guerras mundiais e não se estagnou com o fim delas.
Rachel Sohiet (apud OLIVEIRA, 2008) salienta, que no fim do século XIX, Lombroso e Ferrero buscavam provar a inferioridade feminina, apontando as deficiências da mulher, infantilizando-a. partiam das características das mulheres que consideravam normais e buscavam analisar as chamadas “desviantes”, que eram as prostitutas e ascriminosas.
Lombroso e Ferrero enfatizam um biologismo, segundo o qual a mulher apresentaria menor tendência ao crime porque evoluira menos que os homens, sendo organicamente mais passiva e conservadora.
O código penal brasileiro, em vigência, encontra-se ainda marcado por alguns elementos desta perspectiva, apontando que pela sua constituição hormonal, a mulher possui uma natureza psicológicapor vezes sujeita a transtornos mentais significativos.
De acordo com Fausto (2001), a baixa criminalidade feminina deve assentar-se numa perspectiva social, buscando compreender a inserção da mulher numa dada realidade.
Soares e Ilgenfritz (2002) apontam que a criminalidade feminina sempre foi marcada pela interferência de estereótipos e pré-noções referentes a condição da mulher.
Almeida(2001) assenta que o imaginário em torno da criminalidade feminina também é reproduzido pelos operadores do direito, de que o homicídio cometido por mulheres esta atrelado aos crimes passionais ou sob violenta emoção.

3. GÊNERO E CRIMINALIDADE EM TRANSFORMAÇÃO

As mudanças de gêneros foram muito significativas e passaram a questionar padrões arcaicos. As atividades criminais das mulherespassaram a ser vistas a partir da mudança e aumento de importância do papel social (publico) da mulher
Com tais alterações, começa ser percebido que os delitos cometidos pela mulher eram na verdade dificilmente detectáveis. Estariam restritos ao espaço privado porque a mulher era encarregada das tarefas da casa.
Atualmente, assim como os homens, a mulher passa a se manifestar com liberdade dentro davida em sociedade, que a reconheceu em parâmetros de total igualdade e vê como responsável por tentar reduzir a criminalidade crescente entre as mulheres.
Antes dos anos 1970 os crimes praticados pelas mulheres eram os crimes passionais, por meio dos quais a figura da mulher aprisionada, se revelava em duas faces: A da rebeldia e da delituosidade. O furto era o mais praticado, era o queresponsabilizavam e encarceravam o sexo feminino.
A penetração da mulher ocorreu em diversos segmentos da atividade humana trouxe emancipação e conquistas de direitos sociais embora muitos de difícil concretização.
Se por um lado a mulher ganhou poder e autonomia, a nova ordem trouxe também um grande detrimento, que a mesma sociedade deve tentar reduzir: a criminalidade crescente entre as mulheres....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Sobre A Criminalidade
  • texto sobre criminalidade
  • redação sobre criminalidade
  • Esquema sobre Educação Judaica
  • Esquema sobre spinoza
  • Esquema sobre império romano
  • Analise Crítica sobre a Criminalidade no Brasil
  • esquema sobre vigancia da norma juradica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!