Espirito Santo

Páginas: 10 (2292 palavras) Publicado: 14 de abril de 2015
Espírito Santo
O estado do Espírito Santo está localizado na Região Sudeste do Brasil. Apresenta paisagens recortadas por serras e morros, características do Sul e do Sudeste, e regiões planas, como dunas e palmeiras, típicas do Nordeste do país.
Os descendentes dos primeiros colonizadores abrigam principalmente a faixa litorânea, nas serras predominam os descendentes de imigrantes alemães,suíços, holandeses e açorianos.
Quem nasce no estado é Capixaba, conforme estudiosos da língua tupi, capixaba significa roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam a região, e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Com adescoberta de grandes reservas petrolíferas em 2002, o estado passou da sexta para a segunda posição entre os detentores das maiores reservas do país. Na agricultura, o destaque são as lavouras de café, que produzem 20% do total nacional. Nas áreas litorâneas plantam-se banana, abacaxi, mamão, maracujá e limão, enquanto nas montanhas são cultivados morango e uva.










Área total e População
Oestado do Espírito Santo ocupa uma área de 46 095,583 km² no litoral do Brasil, localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e a sul da Linha do Equador e com fuso horário de menos três horas em relação à hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da região Sudeste, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. O estado é banhado pelo Atlântico. Totaliza 3.514.952habitantes.

População Religiosa
Apesar de tradicionalmente o Catolicismo ser a religião mais professada no Espírito Santo, nas últimas décadas houve grande aumento no número de evangélicos. Segundo o Censo 2010, a Igreja Católica é a religião de 53,4% dos capixabas. Divide-se administrativamente em uma arquidiocese, a Arquidiocese de Vitória, e três dioceses: Diocese de São Mateus, Diocese deColatina e Diocese de Cachoeiro do Itapemirim. Na Igreja Católica, destaca-se o Convento da Penha, que é um dos principais monumentos históricos do estado e a Basílica de Santo Antônio. Ainda segundo o Censo IBGE 2010, as Igrejas evangélicas são seguidas por 33,1% dos capixabas, o que faz do Espírito Santo o estado mais evangélico do Brasil.
De acordo com dados do censo de 2010 realizado pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Espírito Santo está composta por: católicos(53,4%), evangélicos (33,1%), pessoas sem religião (9,61%), espíritas (0,72%), budistas (0,02%), muçulmanos (0,00%), umbandistas (0,14%) e judeus (0,01%).





Etnias
A população do estado, assim como no resto do Brasil, foi formada por elementos indígenas, africanos e europeus. O Espírito Santo,no século XIX, contava com uma grande população de origem indígena e africana. Depois da colonização portuguesa, a partir do século XIX o estado recebeu levas consideráveis de imigrantes, na maioria italianos, mas também alemães, portugueses e espanhóis.
O censo do IBGE de 2010 revelou os seguintes números: 1,7 milhão brancos (48,6%), 1,5 milhão Pardos (42,2%), 293 mil Negros (8,4%) e 0,8%amarelos (21,9 mil) ou Indígenas (9 mil).80

Influencias culturais
O Espírito Santo recebeu a influência de diversos povos oriundos de varias partes da Europa, principalmente da Alemanha e da Itália que, junto com os portugueses, africanos e indígenas, compuseram os traços principais da cultura capixaba. Igrejas, casarios e calcamentos guardam ainda marcas das influencias desses povos.



Principaismunicípios
Vitória, a capital do estado, tem o segundo melhor IDH entre as capitais do Brasil, ficando atrás somente de Florianópolis. Foi construída numa ilha montanhosa, o que também dificultou seu crescimento, mas foi fundamental para sua fundação de 105 km². É ligada ao continente pela Ponte Florentino Avidos, pela Ponte do Príncipe (Segunda Ponte) e Terceira Ponte ao sul, e pelas pontes da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O espírito santo
  • Espirito santo
  • Espirito santo
  • o espirito santo
  • Espírito Santo
  • Espírito Santo
  • Espírito santo
  • Espírito santo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!