o espirito santo

Páginas: 12 (2822 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
MARCIO ALVES FERREIRA









MONOGRAFIA
PNEUMATOLOGIA O ESPÍRITO SANTO EXPERIÊNCIA E MISSÂO













Londrina
2013
MARCIO ALVES FERREIRA










MONOGRAFIA
PNEUMATOLOGIA O ESPÍRITO SANTO EXPERIÊNCIA E MISSÃO
Trabalho apresentado emcumprimento às exigências da disciplina de Teologia Sistemática II do curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana, ministrado pelo Prof. Dr .Marcos Orison










Londrina
2013

Introdução


É um grande desafio estudarmos este assunto. Embora não seja mais um tabu em nossa denominação a crença nos dons e nas manifestações do Espirito Santo, ainda temosalguns resquícios do tradicionalismo que precisamos desmitificar sobre o tema, e também a necessidade de vencermos os temores que nos sobrevêm, principalmente quando a perca da identidade doutrinaria batista que o nosso caso aqui em Marilia, pois a nossa igreja esta vivendo um momento extraordinário nas experiências com o Espirito Santo, a igreja esta sendo transformada e o avivamento estaacontecendo, pois estamos quebrando tabus e entregando, ou melhor, devolvendo o governo da igreja para o Espirito Santo.
Devemos e precisamos estudar o espirito Santo com uma visão bíblica somente, sem nenhuma afetação ou distorção doutrinaria ou histórico-denominacional para tornarmos uma igreja primordialmente bíblica no que diz ao ministério do Espirito Santo.
A primeira citação do Espirito Santo nabíblia se encontra em gênesis 1.2, e a primeira promessa clara do derramar do Espirito para todos os cristãos se encontra em Joel 2.28-32, o que foi confirmado pelo apostolo Pedro no sermão registrado em Atos 2.14-21.

I – o que é e quem é o Espirito Santo:
1.1 O Espirito Santo é uma pessoa:
Não podemos pensar em forca ativa, em poder emanado, em luz interior, em consciência cósmica, e muitomenos em qualquer coisa que negue o fato do Espirito Santo uma pessoa real. Jesus afirmou assim e temos vários textos que deixam bem claras as evidencias de que o Espirito Santo é um espirito pessoal, visto que lhe são atribuídas carecteristicas pessoais quando a bíblia assevera que Ele:
. Fala: Apocalipse 2.7, Atos 13.2, Atos 8.29, Atos 10.19-20.
. Intercede: romanos 8.26.
. Dá testemunho: Joao15.16.
. Guia: Atos 8.29 e Romanos 8.14.
.Dá ordens: atos 13.2.
. Impede atividades Atos: 16.6-7.
. Conduz: Joao 16.13.
. Tem mente e pensa: Romanos 8.27.
. Ensina: 1 coríntios 2.11 e 13.
. Pode ser insultado: hebreus 10.29.
. Tem vontade própria: 1 coríntios 12.11
. Ama: Romanos 15.30
. Tem ciúmes: Tiago 4.4-5.
. Sente dor: Romanos 8.26-27.
.Fica triste: Efésios 4.30.
Cada uma destasemoções e das atitudes alistadas é característica de uma pessoa e não de uma forca impessoal ou de uma consciência cósmica. Se não bastasse o próprio Jesus se refere ao Espirito Santo com sendo uma pessoa utilizando o pronome ele, Joao 14.15-16, para se referir ao Espirito de Deus. O Espirito Santo não é uma coisa qualquer, é uma pessoa viva, dinâmica e consciente de seus atos e de sua missão nomundo.

1. 2 O Espirito Santo é Deus:
Alguns teólogos afirmam que o Espirito Santo é uma pessoa divina, mas o ensinamento bíblico é claro e demostra o Espirito Santo como sendo o próprio Deus.
A principio, precisamos definir algo em relação a trindade. A palavra trindade não aparece na Bíblia. Surgiu por volta do século IV ou V d.C e designa só um Deus em três pessoas, não são três deuses .Deus e singular e único, revelando-se na Biblia como tendo uma única essência de deidade que se distingue em três “pessoas” na sua atuação com a humanidade. É um único Deus que se manifesta em três pessoas distintas, porem co-iguais e coeternamente existentes.
O cristão autentico e fiel não deve surpreender-se com a dificuldade para a compreensão disto, somos humanos e Deus é Deus. Basta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O espírito santo
  • Espirito santo
  • Espirito santo
  • Espírito Santo
  • Espírito Santo
  • Espírito santo
  • Espírito santo
  • Espirito Santo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!