ESPIRAL DO SILE NCIO

757 palavras 4 páginas
!
1. INTRODUÇÃO!
Espiral do Silêncio é uma teoria da ciência política e da comunicação de massa proposta pela cientista alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Começou a ser estudada na década de 60 com base nas pesquisas sobre efeitos dos meios de comunicação em massa. !
Nessa teoria o importante são opiniões dominantes, já que estas tendem a refletir nos meios, e por alguma razão, como explica Noelle-Neumann, algumas pessoas permanecem silenciosas quando têm a (quase sempre) falsa sensação de que as suas opiniões e filosofias, visão de mundo, concepção de mundo, ou sua ideia geral estão em minoria.!
!

O modelo do conceito da espiral do silêncio baseia-se em três premissas:!
1. A pessoa possui uma intuição e uma opinião própria, conseguindo saber qual a tendência pública. !
2. Por medo de serem isoladas socialmente, as pessoas evitam um comportamento que poderá contribuir para esse isolamento social.!
3. As pessoas que estão, ou acham que estão em minoria, acabam por se isolarem e ficar em silencio, já que os meios de comunicação apresentam uma opinião pública tida como uma certa, e se esta está ao contrário do pensamento da pessoa, ela acaba se silenciando por medo.!

!
O resultado é um processo que incita os indivíduos a perceberem as mudanças de opinião e a segui-las até que uma se estabeleça. Essa teoria ajuda a entender a influência da mídia sobre o público, levando à tona a opinião pública e “calando” os que possuem uma opinião contrária. !

!
!
!
!
!
!
!

2. APLICAÇÃO DA TEORIA EM FENÔMENOS MIDIÁTICOS!
A teoria abordada fornece ampla associação à diversos fenômenos que presenciamos atualmente ou que já foram presenciados. Os temas abordados serão:! 1. O Impeachment da presidente e a influência da mídia.!
2. A militância e os não aderidos.!

!
!
1. Estamos vivendo um momento de revoltas políticas e insatisfação com o atual governo, isso acarreta a diversas manifestações, como a mais atual, o movimento pró ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Boa parte da

Relacionados

  • As Brumas de Avalon
    118710 palavras | 475 páginas