Espanha em Crise

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
http://mochilabrasil.uol.com.br/blog/dia-de-muertos-mexico

Além de um dia de lembranças e saudade, o dia de Finados pode ser também um dia de festa, pelo menos em outros países, onde o 02 denovembro são celebrados com música, fantasias, apresentações teatrais, caveiras bem simpáticas e muita alegria.
O Día de Muertos (Dia dos Mortos) mais conhecido, é o mexicano e por ali a comemoraçãocomeçou antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Por lá e em alguns países da América Central e em comunidades dos EUA (onde há grande concentração de população com origem mexicana oucentroamericana) a festa acontece nos dias 01 e 02 de novembro, coincidindo com as celebrações católicas dos dias de Todos os Santos (01) e Finados (02).
A festividade mexicana é declarada PatrimônioCultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
CONHEÇA UM POUCO DOS SÍMBOLOS DESSA TRADIÇÃO, CUJA ORIGEM REMONTA HÁ MAIS DE 3000 ANOSCAVEIRA: VIDA, MORTE E SÁTIRA


As ‘caveiras mexicanas’ que tanto vemos por aí (hoje é moda estampando tudo que é objeto – quem nunca viu uma linda camiseta com elas?) têm origem nafestividade.
Em algumas culturas pré-hispânicas as celebrações no dia dos mortos remontam há mais de 3000 anos. Eram festas dedicadas às crianças e aos parentes mortos, presididas pela deusa Mictecacíhuatl,conhecida como a ‘Dama de la Muerte’ (dama da morte), atualmente relacionada com a personagem ‘La Catrina’, do pintor, ilustrador e cartunista mexicano, José Guadalupe Posada (1852-1913).
Ascaveiras do artista são cheias de vida. Vestidas de gala, à cavalo, em bicicletas etc, além de belas ilustrações também carregavam em si mensagem sociais e políticas.
A ‘La Catrina’, por exemplo, é umasátira dos indígenas que, enriquecidos durante o Porfiriato (período no qual o México esteve no controle do general Porfírio Díaz) renegavam suas origens e costumes copiando modas européias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crise na espanha
  • crise na espanha
  • Crise economica Russia e Espanha
  • A crise econômica na Espanha
  • A crise financeira na espanha
  • Surgimento, impactos e desenvolvimento da crise diplomática entre Brasil e Espanha
  • Espanha
  • Espanha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!