psicologia

Páginas: 4 (971 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
PLANO DE ENSINO


Curso: Direito
Disciplina: Psicologia
Carga horária: 40 h/a
Período: 3º
Turno: Noturno
Ano Letivo: 2014/1
Professor: Esp. Simone Botan Marinho


EmentaContribuições do saber psicológico à prática jurídica. Reflexões psicológicas sobre as transgressões e sua relação com a sociedade. Elementos de psicopatologia psicanalítica relacionados àsquestões do desejo e da lei. Questões contemporâneas das fronteiras da Psicologia e o Direito.

Objetivo

Apresentar as contribuições da ciência psicológica ao direito favorecendo o conhecimento dosmecanismos psicológicos do comportamento humano e a criação de um espaço interdisciplinar que possibilite a reflexão das questões que permeiam a justiça e suas instituições.

Conteúdo Programático1. Introdução / Apresentação e discussão
Do docente; Dos discentes; Do plano de ensino; Dos objetivos; Da metodologia de trabalho; Do sistema de avaliação; Dos direitos e obrigações regimentais.2. Noções introdutórias à Psicologia Geral e Jurídica
Psicologia científica e senso comum; Histórico e conceito da psicologia; Objeto de estudo, métodos e aplicações; Áreas de atuação eprofissionais em Psicologia; Relações entre a Psicologia e o Direito; Funções do psicólogo na área jurídica.
3. Conceitos básicos de Psicologia para operadores do Direito
Personalidade: formação edesenvolvimento; definição e determinantes da personalidade; hereditariedade versus ambiente; constituição e funcionamento do psiquismo a partir da teoria psicanalítica; o inconsciente; estruturas dapersonalidade; mecanismos de defesa do ego; personalidades desajustadas: alterações e transtornos da personalidade.
Percepção: definição e importância da percepção; fatores que influenciam sobre a percepção;percepção da pessoa: julgando os outros; a percepção e a (in)justiça.
O operador do direito no contexto interpessoal: autoconhecimento; habilidades pessoais e interpessoais; erros comportamentais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!