ESP CIES ORENAMENTAIS

396 palavras 2 páginas
ESTUDO PRELIMINAR DE ESPÉCIES ORENAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FINAL DA DISCIPLINA PAISAGISMO I.
1)
Nome popular: Agave; Agave-dragão; Piteira-azul; Pita-azul; Tromba-de-elefante.
Nome científico: Agave spp.
Família: Amaryllidaceae.
Origem: América Tropical e México.
Existem muitas espécies de Agaves, mas são três as mais utilizadas na ornamentação de jardins: Agave americana L., Agave angustifolia, Agave atenuata. São plantas perenes, semi-lenhosas, de 1,0 a 2,0 m de altura. Com uma certa idade, elas florescem, gerando grandes inflorescências de pouco valor ornamental.
Cultivo: São utilizadas na composição de grupos ou como planta isolada a pleno sol. Deve ser cultivada em locais de pouca movimentação, já que suas pontas podem causar ferimentos, principalmente em crianças.
Multiplica-se facilmente através de bulbilhos

2)
Nome popular: Buxinho; Buxinha; Buxina
Nome científico: Buxus sempervirens.
Família: Buxaceae
Origem: Mediterrâneo, Oriente e China.
O Buxinho é um arbusto lenhoso muito utilizado na topiaria em todo o mundo, principalmente nos jardins do estilo clássico francês. Seu crescimento é muito lento, mas o arbusto pode alcançar de 2 a 5 metros de altura. Possui folhas muito verdes, bem adensadas, e são relativamente fáceis de moldar, pois seus ramos não crescem tão rapidamente.
Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, sendo comumente utilizada para a produção. Sua madeira é muito dura e é utilizada em alguns instrumentos musicais.
Em jardins é utilizado com frequência como planta para bordaduras, muros, desenhada ou não, e mantida sempre podada, proporciona um belo efeito ornamental. A forma de topiaria mais comum é a arredondada.
Vale lembrar que sua folha possui um composto tóxico (buxina), mas só causa problemas quando sua folha é ingerida, o que é muito difícil acontecer. Para que a sua mão não fique irritada, é preferível o uso de luvas.
Como cuidar: O Buxinho cresce melhor em ambientes com alta luminosidade,

Relacionados