escorregamento de terra

Páginas: 10 (2364 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Definição: Deslizamentos são processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou emcostas, tais como solos,rochas e vegetação. Esses processos estão presentes nas refioes montanhosas e serranas em varias partes do mundo, principalmente naquelas que predominam climas úmidos. No Brasil, são mais freqüentes na regiões sul, sudeste enordeste.
O s movimentos de massa consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução geomorfológica em regiões serranas. Entretanto, o crescimento da ocupação urbana indiscriminada em áreas desfavoráveis, sem o adequado planejamento do uso do solo e sem a adoção de técnicas adequadas de estabilização, esta disseminando a ocorrência de acidentesassociados a estes processos, que muitas vezes atingem dimensões de desastres.
Movimento de massa: é o movimento do solo, rocha e/ou vegetação ao longo da vertente sob a ação direta da gravidade. A contribuição de outro meio, como água ou gelo se da pela redução da resistência dos materiais de vertente e/ou pela indução do comportamento plástico e fluido dos solos.
TIPOLOGIA DOS MOVIMENTOS DE MASSAUma das classificações mais utilizadas internacionalmete se baseia no tipo de movimento e no tipo de material transportado.
Principais tipos de movimentos de massa em encosta.
ESCORREGAMENTOS
Escorregamentos são movimentos rápidos, de porções de terrenos, com volumes definidos, deslocando-se sob a ação da gravidade, para baixo e para fora do talude ou vertente.
Em termos gerais, umescorregamento ocorre quando a relação entre resistência ao cisalhamento do material e a tensão de cisalhamento na superfície potencial de movimentação decresce ate atingir uma unidade, no momento do escorregamento. Ou seja, no momento em que a forca gravitacional vence o atrito interno nas partículas, responsável pela estabilidade, a massa de solo movimenta-se encosta abaixo. Normalmente, a infiltraçãode água no maciço de solo provoca a diminuição ou perda total do atrito entre as partículas. Quando o solo atinge o estado de saturação com perda total do atrito entre as particulasw, em processo conhecido como solifluxao, passa a se mobilizar encosta abaixo, formando os movimentos de escoamento do tipo corridas.
A velocidade do movimento depende da inclinação da superfície de escorregamento, dacausa inicial de movimentação e da natureza do terreno. Os mmovimentos mais bruscos ocorrem em terrenos relativamente homogêneos, que combinam coesão com atrito interno elevado.
Levando em consideração a geometria e a natureza dos materiais instabilizados, os escorregamentos podem ser subdivididos em três tipos: escorregamentos rotacionais ou circulares, escorregamentos translacionais ouplanares e escorregamentos em cunha.
ESCORREGAMENTO ROTACIONAIS OU CIRCULARES
Os escorregamentos rotacionais caracterizam-se por uma superfície de ruptura curva ao longo da qual se da um movimento rotacional do maciço de solo. A ocorrência destes movimentos está associada geralmente à existência de solos espessos e homogêneos. O inicio do movimento muitas vezes é provocado pela execução de cortes nabase destes materiais, como na implantação de uma esrada, ou para construção de edificações, ou ainda pela erosão fluvial no sopé da vertente.
Fenomeno freqüente nas encostas do sudeste brasileiro. Podendo se tornar processos catastróficos, com o deslizamento súbito do solo residual que recobre a rocha ao longo de uma superfície qualquer de ruptura, ou ao longo da própria superfície da rocha.ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONAIS OU PLANARES
Os escorregamentos translacionais são os mais freqüentes entre todos os tipos de movimentos de massa. Formam superfícies de rupturaa planar associadas às heterogeneidades dos solos e rochas que representam descontinuidades mecânicas e/ou hidrológicas derivadas de processos geológicos, geomorfológicos ou pedológicos.
A morfologia dos escorregamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escorregamentos
  • Atrito de escorregamento
  • Escorregamento de talude
  • Escorregamentos e Inundações
  • Escorregamento Daniel E Nelson
  • Gestão de áreas de risco a escorregamentos
  • Terra
  • terras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!