jjjiuhih

639 palavras 3 páginas
Acessibilidade aos Portadores de Necessidades Especiais

ABNT NBR 9050
1 Objetivo
1.1 Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.
1.2 No estabelecimento desses critérios e parâmetros técnicos foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como: próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais.
1.3 Esta Norma visa proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos.
1.3.1 Todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, devem atender ao disposto nesta Norma para serem considerados acessíveis.
1.3.2 Edificações e equipamentos urbanos que venham a ser reformados devem ser tornados acessíveis. Em reformas parciais, a parte reformada deve ser tornada acessível.

Projeto para Acessibilidade aos Portadores de Necessidades Especiais no SENAI

Comunicação e Sinalização: Introdução de placas para facilitar na direção e identificação do local.
Visual- através de textos ou figuras.
Tátil- através de caracteres em relevo, Braille ou figuras em relevo.
Tipos de Sinalização:
Permanente- sinalização utilizada nas áreas e espaços para identificar os diferentes espaços de um ambiente ou de uma edificação. Será introduzida para indicar sanitários, refeitório, salas.

Relacionados