Escolares

Páginas: 3 (714 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Índice
















Introdução

Com o presente trabalho pretendemos abordar um tema, que se insere na história de Moçambique, que mostra um dos acontecimentos que foimarcante na luta de libertação nacional contra o colonialismo, mostra também um dos grandes nomes no seio do governo colonial, António Salazar.
Temos como principal tema, o período do colonialismoportuguês a partir de 1930, onde vamos falar das suas características da forma de governação que vigorava naquele momento.















O período do colonialismo português a partir de 1930Em Portugal, as dificuldades económicas e a estabilização politica e militar aberta após a implantação da republica em 1910, criaram as condições que levariam ao golpe de Estado do general Gomes daCosta em 28 de Maio de 1926 e a implantação de um regime ditatorial em Portugal – o: Estado Novo” - edificado por Salazar, que foi essencialmente um estado corporativista, conservador, colonialista erepressivo. Apenas a crise colonial colocada abertamente no inicio dos anos 70, geraria as bases para a transformação democrática de Portugal.
Nacionalismo econômicos de Salazar
No que diz respeito àpolítica colonial, o Estado Novo enveredou por uma política centralizada em torno do ministério das colónias, interrompendo a política de autonomia que se vinha verificando desde 1914. É assim que acompanhia de Niassa não vê a sua vaera concessória em 1929 e em 1942, coube a vez ã companhia de Moçambique. Com a cessação dos poderes majestáticos da companhia de Moçambique, assiste ã unificação detodo território que quase passa a estar sujeita as mesmas leis aos mesmos interesses coloniais, no quadro da política nacionalista de Salazar.
Características
O estrado colonial passa a dirigirtoda a politica laboral, especialmente através da direcção dos serviços e negócios indígenas, tornado – se actividades exclusivas dos diversos sectores da politica laboral;
O estado cria uma zona...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escolar
  • escolar
  • Escolar
  • Escolar
  • escolar
  • Escolar
  • escolar
  • Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!