Escola de bauhaus

Páginas: 2 (369 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2012
Escola de bauhaus

Foi uma escolar de desing, artes plásticas e arquitetura de vanguarda fundada por Walter Groupius em 25 de Abril de 1919, a partir da reunião da escola do Grão-duque ganhouo nome de Staatliches-Bauhaus (a casa da construção).
Funcionou entre 1919 a 1933 na Alemanha, foi uma das maiores e mais importantes expressões do modernismo, sendo a primeira escola dedesign do mundo.
O objetivo de Bauhaus era aglutinar conhecimentos de diversas artes como, pintura, musica, dança, teatro, arquitetura, esculturas e literatura, para construções de cidades melhoresem um futuro consciente da criação.
Na Bauhaus o ensino baseava-se muito a experimentação da pratica de ideias e na realização de seminários e workshops para confronto de conhecimento.Apesar de ter passado por diversas alterações em seu perfil de ensino a medida que evoluía, sempre acreditou que os métodos de aprendizagem deveriam ser relacionados nas propostas de mudança das a artese do desing.
Esta tendência é favorecida pela forte cooperação da indústria. Dessa forma as funções estéticas unense ás praticas. Havia grande valorização das maquinas e buscava criar novosmodelos que sejam de baixo custo e fáceis de serem fabricados.
Bauhaus como resultado até hoje é um mito moderno e uma potente força de desenvolvimento da cultura para arquitetura e desing. Suaherança resulta da combinação da excelente tecnologia industrial alemã e da tradição do trabalho manual e artístico.
Com a ascensão do nazismo na Alemanha Bauhaus foi fechada e seus alunos e professoresperseguidos pelo estado por defenderem a criação livre.
Bauhaus foi tão importante que deixou grandes influencias e propósitos, que até hoje após décadas de se fechamento sua herança permaneceentre nós, interferindo para o bem, em nosso dia-a-dia, não apenas com seus métodos de ensino e seus pontos de vista, mas também sua filosofia de vida.
Com isso pode se concluir que Bauhaus foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola De Bauhaus
  • Escola de bauhaus
  • Escola bauhaus
  • Escola de bauhaus
  • escola bauhaus
  • A escola de Bauhaus
  • Escola de bauhaus
  • A ESCOLA DE BAUHAUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!