Escola de Annales

Páginas: 23 (5719 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Escola dos Annales:1ª, 2ª, 3ª geração:




Objetivos:
Conhecer a história da Escola de Annales  e a contribuição de seus fundadores.

Analisar a proposta da revista e o contexto de sua criação.

Compreender as principais críticas feita ao grupo.
Introdução:
A Escola dos Annales foi um movimento de renovação da historiografia iniciado na França do final da década de 1920, com afundação, por Marc Bloch e Lucien Febvre, da revista Anais de História Econômica e Social. Como o próprio título denuncia, os dois historiadores, inicialmente periféricos na academia francesa e que reuniram em torno de si pesquisadores de outras áreas das ciências humanas, propunham uma escrita da história que privilegiasse o econômico e o social em detrimento do político.
Se opondo diretamente àprodução historiográfica predominante no século XIX, a revista tornou-se um movimento de vanguarda na renovação do método de investigação histórica, divulgando, entre outras coisas, a concepção de uma história total que fosse desenvolvida a partir de uma problemática (história problema) e que utilizasse interdisciplinaridade como estratégia importante para se chegar ao conhecimento histórico.
A reflexãosobre o caráter das fontes históricas também é outra contribuição da escola, a partir dela o conceito de documento histórico será relativizado, no que tange a idéia de verdade e neutralidade, e enriquecido a partir da incorporação de novas formas de fontes históricas, além da escrita.
A Escola dos Annales: histórias e revoluções historiográficas

Desde o encontro entre Marc Bloch e Lucien Febvrea historiografia nunca mais foi a mesma (BURKE, 1997), no entanto, as variações de opinião acerca de como e o que mudou com o advento da Escola dos Annales são muitas. O “montante” de paradigmas, afirmações e direções permearam as três gerações desse movimento. Na verdade a grande contribuição historiográfica dosAnnales em sua primeira geração foi a possibilidade de um diálogo entre a história eas ciências sociais, rompendo uma barreira invisível e ao mesmo tempo sólida, legitimada por uma história tradicional, factual, excessivamente preocupada com os acontecimentos advinda do século XIX. (REIS: 2004).
A “história nova” empreendida por Febvre e Bloch com a Escola dos Annales, começa a tecer suas redes de conhecimento em contraposição a história tradicional “enraizada” nos grandeshomens e fatos, e que dessa forma, marginalizava muitos aspectos das experiências humanas, entretanto para a “história nova”, toda vivência humana é portadora de uma história. Partindo desta idéia que os Annales construíram o sentido de “História total”. A primeira geração dos Annales foi o ponto de partida para as novas abordagens da história. Bloch em Les Reis Thaumaturges (Os Reis deTaumaturgos) amplia o campo historiográfico sobre o estudo do mundo rural, fazendo comparações entre a França e a Inglaterra, algo novo do ponto de vista tradicional “acostumado” a escrever sobre temas mais restritos.
Febvre objetivava uma pesquisa interdisciplinar com uma história voltada para a problematização, entretanto em algumas obras propunha uma homogeneidade de pensamento praticamente “impossível”. Erapreciso levar em consideração os vários aspectos e diferenças humanas, seja ele homem, mulher, rico ou pobre. O fato é que as diferenças existem na forma de pensar dos indivíduos, e não levá-las em consideração é negligenciar outros campos relevantes.
Os pensamentos de Marc Bloch e Lucien Febvre se entrecruzaram na criação de uma revista. Assim, os Annales surgiu como nova proposta no meiocientífico, contrariando a história política tradicional e abrindo espaços para a história social e econômica. Nesse período são muitas as publicações concernentes aos referidos temas. A revista dos Annalescondensou os saberes e experiências de Bloch e Fevbre, assim como suascríticas a uma história tradicional, enraizada no modelo positivista. Mas, no que acreditavam os positivistas? Que relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escolas dos Annales
  • A escola dos annales
  • Escola De Annales
  • Escola de annales
  • escola dos annales
  • A Escola dos Annales
  • A Escola dos Annales
  • Escola dos annales

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!