Escola Behaviorista

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013
John Watson (1878-1958) foi o fundador da escola behaviorista. Essa escola defendeu a ideia que a cultura regula o homem e faz, dele, produto do seu meio. O homem absorve o conhecimento no mundo externo, de onde existe a ciência.
Um dos grandes nomes da teoria behaviorista, Skinner (1904-1990), lançou o método de análise experimental. Esse método surgiu para analisar o comportamento do homem eas manifestações que existiam em cada sujeito e condição. A teoria passou a ser reconhecida como teoria do comportamento. Toda a sua experimentação e estudo circundou a ótica comportamentalista.
O objeto de estudo da teoria behaviorista é a relação entre as características do comportamento e do meio em que o homem vive. Estudiosos reconhecem que, somente após essa análise, é possível constituirum conhecimento psicológico científico. Assim, toma rumo o estudo sobre o ser humano, que é entendido como o resultado de um processo iniciado desde o nascimento, chamado de aprendizagem.
O behaviorismo é uma ciência do comportamento, logo o ponto de partida é o desenvolvimento de dois pontos: o estímulo e a resposta. Distingue-se em duas classes de comportamento: o comportamento respondente(reflexo) e o comportamento operante (voluntário). O reflexo trata do comportamento que é atuado pelo organismo, de acordo com um estímulo. Um exemplo é o suor, diante da exposição à alta temperatura. Já o voluntário se refere ao comportamento que é consumado de acordo com a relação do homem com o meio externo, sem haver a identificação de determinados estímulos que seriam os provocadores. O exemplo éa criança que movimenta os membros.
Existe um fator que detém uma função controladora e manipuladora do processo de aprendizagem. É a educação. A construção do conhecimento existe através da previsão e do controle do meio para que o homem e os animais se modifiquem. Com recompensas e com o controle do ambiente, consegue-se modificar os estímulos e, por consequência, modificar os comportamentos.São os estímulos reforçadores.
Através da educação e do treinamento é possível mudar o comportamento. Entende-se por comportamento a habilidade reconhecida e as respostas emitidas. As respostas emitidas são externas e base da teoria comportamentalista. Os teóricos entendem que somente as respostas emitidas podem ser consideradas e avaliadas, já que são as únicas a serem vistas e observadas.Conclui-se que a aprendizagem é o próprio comportamento condicionado.
A teoria de Gestalt se opõe a behaviorista. A Gestalt defende a ideia de que não se pode ter conhecimento do todo de acordo com partes. É possível, apenas, o conhecimento das partes de acordo com o todo. O conjunto tem as suas próprias leis, que regem os elementos. Assim, o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou umaideia.
A percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos que circundam diante de um estímulo e como o mesmo é percebido pelo sujeito, são estudados pela teoria de Gestalt. Os gestaltistas defendem que um entendimento completo da mente e o comportamento, de acordo com elementos sensoriais ou unidades de estímulo e reação não podem ser alcançados.
Estudiosos de Gestalt descobriramleis que mostram conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, durante o processo de percepção. Os elementos que constituem são reunidos de acordo com as características comuns. São elas: semelhança, proximidade, boa continuidade, pregnância, clausura e experiência fechada.
Entretanto, para Piaget, a questão principal de acordo com o conhecimento é o meio como alcança-lo e de que se conhece.Conhecer, para ele, tem o mesmo significado que organizar estruturar e explicar. Entretanto, só é possível diante de uma experiência real.
Piaget fala que o ser humano desenvolve o aprendizado de acordo com uma assimilação da realidade e a acomodação dos problemas e das operações de sua mente para novas assimilações. Dessa forma, pode-se surgir conclusões pedagógicas.
Piaget fala que existem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola Behaviorista
  • Escola behaviorista ii
  • Breve comentário de senso comum, conhecimento cientifico e escola behaviorista
  • behaviorista
  • behaviorista
  • Behaviorista
  • behaviorista
  • Behaviorista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!