A origem do mundo segundo os gregos antigos.

Páginas: 3 (557 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013
Caos. Este é o nome do deus que os gregos antigos acreditavam ser responsável pela criação do mundo. Esta divindade rudimentar, vivia sozinha, em um completo vazio, uma escuridão disforme, o nada, oCaos.
Alguns autores dizem que primeiro, o Caos criou a Noite (Nix) e o Dia (Érebo) e outros dizem que foi a Terra. Mas alguns (e esta é iunha versão preferida) dizem que tudo fora criado ao mesmotempo, proveniente daquela massa disforme chamada Caos, que continha o tudo e o nada ao mesmo tempo. ( Mais adiante contarei a história de Nix e Érebo, que é bastante interessante também)
O fato é que,em determinado momento, a Terra fora criada. E ela era lindíssima. cheia de vida e alegria. Mas o Caos também continha o pavoroso Tártaro. Um reino sombrio e escuro que se encontrada nasprofundidades da Terra afinal tudo tem seu lado positivo e negativo, não é mesmo?
Foi da Mãe-Terra que nasceu Ágape, uma deusa que representava o amor puro, o amor divino. Ágape semeou a beleza da vida pelaTerra, dando a luz a este céu de infinita beleza que cobre nossas cabeças, montanhas e os mares.
Para os gregos, todas essas coisas eram deuses, porém o mais poderoso de todos era Urano, o Céu. Estedeus reinava sobre todos os outros deuses, e tendo coberto a Terra com seu infinito manto azul, a desposou, e desta união nasceram os titãs.
Os titãs eram dotados um poder incrível. Um deles era Oceano,que se espalhou sobre a Terra gerando rios e lagos.
Dois dos filhos e Urano, os titãs Hipérion e sua esposa Teia foram os pais de três lindos deuses: Hélio (o sol), Aurora e a Lua. Outro filho deUrano era Cronos, o tempo.
Urano também concebeu os Ciclopes, gigantes de um olho só, que possuíam poderes sobre o fogo, as tempestades e trovões. Viviam no alto de uma montanha, um vulcão, ondemantinham sua chama acesa e forjavam armas. Entre os filhos de Urano estavam também os poderosos gigantes de cem mãos.
Estes últimos, em determinado momento, desrespeitaram o pai Urano, que por sua vez,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o mundo antigo grego
  • origem do mundo segundo os egipcios
  • Mito da origem do mundo segundo hesíodo
  • gregos antigos
  • o mundo grego
  • O mundo grego
  • O mundo grego
  • O mundo Grego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!