Escatologia

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 1 de março de 2015
AVALIAÇÃO - MÓDULO IV - ESCATOLOGIA

1- Quais as consequências do pecado em relação a escatologia?
R.: A consequência do pecado de Adão foi a morte espiritual, que é a separação da alma em relação a Deus e com isto todos os descentes de Adão nascem espiritualmente mortos em delito e pecados, conforme Efésios 2:1.

2- Explique como e quando se dá a morte eterna.
R.: Depois da mortefísica, existem dois caminhos: Os que receberão a vida eterna por terem aceitado o plano de Deus, e o caminho para aqueles que não se arrependeram de seus pecados será a segunda morte, a morte eterna.

3- Diferencie o estado intermediário do justo e do ímpio.
R.: E estado intermediário é o período que transcorre entre a morte e a ressurreição. Antes da ressurreição de Jesus tanto os justos quantoos ímpios iam para o sheol, os justos para um lugar de consolo e os ímpios para um lugar de destruição. Depois de Jesus e sua ressurreição, o paraíso passou a ser o destino dos que morriam com Cristo e para os que morriam sem Ele o destino passa a ser o hades.

4- Existe diferença entre o arrebatamento e volta de Cristo? Justifique:
R.: Em 1 Tessalonicenses 4.17 encontramos o texto que diz:“Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. Alguns dicionários dizem que “arrebatamento” vem do verbo arrebatar, que significa: tirar por força, arrancar, levar, desprender, de um ímpeto. Com isso concluímos que a igreja será tirada de um modo rápido e inesperado. Durante esse evento, osfiéis a Cristo Jesus, de todas as épocas serão transformados; os vivos serão trasladados sem ver a morte, e os que já partiram em Cristo serão ressuscitados.

A volta de Cristo como registrado em Apocalipse 1:7 “Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será.” Este evento, a volta de Cristoserá: vitoriosa, repentina, gloriosa, pessoal, física, visível, audível e publica.
No arrebatamento Cristo virá “para os seus” e na volta de Cristo, Ele virá “com os seus”.

5- Qual é a diferença entre a escola pré-tribulacionista e a pós-tribulacionista?
R.: Os pré-tribulacionistas defendem que a igreja será tirada antes de inicar a tribulação e atualmente tem sido o ensino mais utilizadopela maioria das denominações. A sequencia dos fatos seriam o Arrebatamento >período de 7 anos de tribulação > a segunda vinda de Cristo.

Para os pós-tribulacionistas, a Igreja passa pela grande tribulação e a sequencia dos fatos será: tribulação, sinais cósmicos e arrebatamento. Esta escola defende que a volta de Jesus não pode ser dividida em duas fases, pois em Apocalipse está escrito que navinda todo o olho o verá, assim defendem que não existe volta invisível de Jesus.

6- Explique o sentido de “coroas” como recompensa dos fieis.
R.: Depois do arrebatamento da Igreja e antes da entrada nas bodas do cordeiro, haverá o Tribunal de Cristo, este não será para salvação, mas sim para a prestação de contas.

Ali cada um será galardoado ou não, de acordo com o que fez. As obras serãoprovadas, tudo será julgado: nossas palavras, nossos atos, nossos motivos, nossas atitudes, nosso caráter, nossos sofrimentos, o uso dos dons espirituais, a administração dos bens materiais e do dinheiro.

Se o que foi edificado sobre o fundamento de Cristo Jesus for inútil (queimar), a pessoa será salva, porque a salvação é pela fé e não por obras, mas se as suas obras não lhe concederãorecompensas ou coroas. O contrário também é verdadeiro: se o edifício for “bom”, receberá galardão.

As recompensas que os fiéis receberão são chamadas de coroas, sendo de cinco espécies:
1) Coroa de glória: “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória” (1 Pedro 5:4)
2) Coroa incorruptível: E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escatologia
  • Escatologia
  • Escatologia
  • escatologia
  • Escatologia
  • Escatologia
  • Escatologia
  • Escatologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!