escalonamento

Páginas: 3 (513 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. O que é política de escalonamento de um sistema operacional?
É a base da gerência do processador e da multiprogramação em um sistema operacional.

2. Quais as funções do escalonador e dodispatcher?
O escalonador tem como principal função implementar os critérios da política de escalonamento e o dispatcher é responsável pela troca de contexto dos processos após o escalonador determinarqual processo deve fazer uso do processador.

3. Quais os principais critérios utilizados em uma política de escaionarnento?
Utilização do processador, Throughput, Tempo de Processador/Tempo de UCP,Tempo de Espera, Tempo de Turnaround e Tempo de Resposta.

4. Diferencie os tempos de processador, espera, turnaround e resposta.
Tempo de processador é o tempo que um processo leva no estado deexecução durante seu processamento. Tempo de espera é o tempo total que um processo permanece na fila de pronto durante seu processamento, aguardando para ser executado. Tempo de turnaround é o tempo queum processo leva desde a sua criação até seu término, levando em consideração todo o tempo gasto na espera para alocação de memória, espera na fila de pronto (tempo de espera), processamento na UCP(tempo de processador) e na fila de espera. Tempo de resposta é o tempo decorrido entre uma requisição ao sistema ou à aplicação e o instante em que a resposta é exibida.

5. Diferencie osescalonamentos preemptivos e não preemptivos.
No escalonamento não preemptivo quando um processo está em execução, nenhum
evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador e no escalonamentopreemptivo o sistema operacional pode interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo na UCP.

6. Qual a diferença entre os escalonarnentosFIFO e circular?
No FIFO o processo que chegar primeiro ao estado de pronto é o selecionado para execução e no Circular quando um processo passa para o estado de execução, existe um tempo-limite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escalonamento
  • Escalonamento
  • Escalonamento
  • Escalonamento
  • ESCALONAMENTO
  • escalonamento
  • Escalonamento
  • Escalonamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!