esboço de artigo cientfico

1493 palavras 6 páginas
ESBOÇO DE ARTIGO CIENTÍFICO

LIVRO: O QUE É ÉTICA
AUTOR: ÁLVARO L. M. VALLS

Disciplina: Legislação e Ética no Jornalismo
Prof(a). : Vânia Tajra
Aluno: Raimundo Machado
FA7 – Jornalismo - Manhã

1
Create PDF with PDF4U. If you wish to remove this line, please click here to purchase the full version.

A ética pode ser refletida de forma científica ou filosófica e, em muitos casos, até como uma ciência teológica afirma Valls. De forma mais abrangente, podemos considerar a palavra em questão como: o estudo das ações ou costumes de uma sociedade. “A ética não seria por si só uma simples listagem das convenções sociais provisórias? Não seria nada mais do que um comportamento adequado aos costumes vigentes, e enquanto vigentes, isto é, enquanto estes costumes tivessem força para coagir moralmente, o que aqui quer dizer, socialmente.” (Valls, Álvaro – O que é ética – pág. 10).
Os valores e as condutas das pessoas vão mudando constantemente. Max Weber, pensador alemão do início do nosso século, mostra que a ética não era, em todo caso, simples, clara e acessível para todos. Isso em relação, principalmente, a ética religiosa.
“Embora os gregos não gostassem dos questionamentos, Sócrates foi chamado, muitos séculos depois, “o fundador da moral”, porque a sua ética (e a palavra moral é sinônimo de ética, acentuando talvez apenas o aspecto de interiorização das normas) não se baseava simplesmente nos costumes do povo e dos ancestrais, assim como nas leis exteriores, mas sim na convicção pessoal, adquirida através de um processo de consulta aos seu “demônio interior” (como ele dizia), na tentativa de compreender a justiça das leis.” (Valls, Álvaro – O que é ética – pág. 17)
Outro pensador veio a acrescentar e estudar as formas de compreensão deste termo em específico. Trata-se do estudioso Kant, em que dizia que uma ética se prevalece através da igualdade fundamental entre os homens. Este era um crítico que acreditava na ideia de que a

Relacionados

  • trabalho
    5770 palavras | 24 páginas
  • A IMPORTÂNCIA DO PPP
    12433 palavras | 50 páginas
  • 000816063 1
    34931 palavras | 140 páginas
  • Gestalt Terapia Refazendo Um Caminho Hellip
    29004 palavras | 117 páginas