Ergonomia

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Ergonomia ( do Grego ergon, trabalho + nomos, lei)
é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam serutilizados com o máximo de confôrto e eficácia (Wisner – 1972). A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina. AErgonomia pode ser construtiva, corretiva e cognitiva.
Agentes ergonômicos
desjustes de ritmo e frequencia de trabalho, equipamento e instrumentos utilizados na atividade profissional que podem gerardesgaste físicco, emocional, fadiga, sono, dores musculares na coluna e articulações.
LER/DORT
Disturbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
LER – Lesão por Esforço Repetitivo
O termo LERrefere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada pormovimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Emcasos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite,dedo em gatilho, sindrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também éconhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).
A LER pode ser classificada em

Nível 1 – se a doença for identificada nesta fase, caracterizada por algumas pontadas, pode ser curada facilmente
Nível2 – dor mais intensa, porém tolerável, mais localizada, acompanhada de calor e formigamento.
Nível 3 – nem o repouso consegue, nesta fase, fazer com que a dor diminua por completo. Incapacidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!