ergonomia em di

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Síntese de História da ergonomia e sua aplicação em DI
HISTÓRIA
A Ergonomia ainda esta em grande crescimento e engloba diversos ramos, com o objetivo em comum que é o conforto de usuários, é uma interação entre os seres humanos e outros elementos, pode ser classificada em três categorias distintas, ergonomia cognitiva, organizacional e física. A ergonomia cognitiva atua na percepção,memória e resposta motora do ser humano, onde estuda a carga mental de trabalho, desempenho especializado, interação homem-computador, stress e treinamento relacionado ao envolvendo seres humanos e sistemas. A ergonomia organizacional refere-se principalmente a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais e políticas. E por fim, a ergonomia física está relacionada comas características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física.
No início da produção industrial, as preocupações eram no sentido de reduzir o esforço físico, bem como de prevenir acidentes, comuns e graves, em função das máquinas e tecnologias existentes. Esta foi a fase inicial da clássica ergonomia física, que entre outros nomes, teve osseguintes importantes colaboradores: os engenheiros americanos, Frederick Winslow Taylor e Frank Bunker Gilbreth , bem como de sua esposa, a psicóloga americana, Lillian Moller Gilbreth.
Sua origem oficial é estabelecida da oficialização pelo engenheiro KENETH FRANK HUWELL MURREL da primeira sociedade de ergonomia do mundo, a ERGONIMIC RESEARCH SOCIETY, em 1949. Lernardo da Vinci contribuiu paraações de ergonomia, estudos anatômicos e fisiológicos foram suas princípais contribuições. Cada obra era dotada de uma análise, com criterioso estudo de todos seus elementos, como a luz, sombra e movimento.
O corpo humano é o ponto de partida para o projeto de produto, o estudo de Leonardo sobre "O homem Vitruviano" são essenciais para o estudo da antropometria e da ergonomia. O foco central dacuriosidade científica, era o " Homem e seu Entorno" Demonstrando claramente a preocupação central dos fatores humanos.
REMAZZINI é considerado um dos primeiros estudioso das causas das doenças ocupacionais, se observavam estudos referente a substituição dos seres humanos por maquinas nos postos de trabalho, poupava a saúde e integridade física do trabalhador. BERNARD FOREST DE BÉLVIDOR, foi umgrande estudioso em planejar interfaces ergônomicas na organização do trabalho.
PATISSIER insistia na proteção individual, criou materias para proteção respiratória e óculos para proteção contra corpos estranhos.
O trabalho que JULES AMAR desenvolveu grandes contribuiçães para ergonomia, estudos sobre a contração moscular, a energia despendida para exercer o trabalho, a fadiga e desempenho humanona realização de tarefas profissionais.
A Segunda Guerra Mundial evidenciou as incompatibilidades entre o homem e o progresso tecnológico, porque os equipamentos militares exigiam atenção extrema, rapidez na tomada de decisão e execução de tarefas, bem como informações atualizadas, o que implicava riscos envolvendo possibilidades de erros fatais e perda de material valioso. Por volta de 1949, aergonomia surge como ciência influenciada pela pressão ambiental, física e psicológica das mudanças tecnológicas, numa tentativa de corrigir falhas existentes na interação entre o homem e a máquina.
Na França, início do século XX, Jules criou o primeiro laboratório de pesquisa sobre investigação do trabalho profissional, ' Conservatório Nacional de Artes', em 1914, criou as bases de ergonomia dotrabalho físico, os efeitos do meio ambiente, temperatura, ruído e iluminação, métodos e técnicas como esfigmógrafo, cardiógrafo, peneumógrafo e cronofotografia foram aplicados por Jules, denominadas como 'A Arte do Trabalho' consiliando a Ciência, Técnica e Arte.
A idéia de TAYLOR foi criar uma perspectiva de aperfeiçoamento do rendimento do homem no trabalho, chamado de administração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • la da di da di
  • senhor di
  • 13 Di
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!