Ergonomia Cognitiva

Páginas: 3 (680 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: Ergonomia da Informação


Resumo Cañas: Ergonomia Cognitiva

Cañas define ergonomia como“A disciplina científica que estuda o projeto de sistemas onde as pessoas fazem o seu trabalho”. Tais sistemas, são definidos como de "sistemas de trabalho" e são representam “o domínio do ambiente emque o trabalho humano é eficaz e que o homem extrai a informação de que necessita para funcionar." A relação humana com o trabalho pode-se relacionar de duas formas, um deles é o aspecto físico, querefere-se a estrutura muscular do esqueleto (ex: má postura). A posição do corpo deve estar sempre favorável ao conforto e desenvolvimento da pessoa. O outro aspecto se dá pela relação entre a pessoa eo sistema de trabalho. Cañas diz que “Para executar sua tarefa uma pessoa tem de perceber estímulos ambientais, receber informações de outras pessoas, decidir o que será apropriados para a realizaçãodessas ações, transmitir informações a outros para realizar suas tarefas, etc” Todos estes aspectos são o objeto de estudo da Psicologia Cognitiva ou Ergonomia.
Embora os dois aspectos, físicos epsicológicos, não sejam completamente independentes, o ponto de interesse é a Ergonomia Cognitiva. E ela é definida por Cañas como “A disciplina científica que estuda os aspectos comportamentais ecognitivos entre os homens e os elementos físicos e sociais do ambiente de trabalho e mais concretamente quando esta relação está medida com o uso de máquinas e artefatos”.
O texto aborda também oconceito de sistema de trabalho, que é definido como um local de trabalho onde encontram-se pessoas e máquinas que interagem-se afim de obter um resultado. O sistema possui: um Ambiente local (espaço ondea pessoa se situa), e um Ambiente externo (espaço onde situa-se a conduta humana).
Os processos cognitivos como percepção, aprendizagem e solução de problemas são considerados para explicar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia cognitiva
  • ERGONOMIA COGNITIVA
  • Ergonomia Cognitiva
  • Ergonomia Cognitiva
  • Ergonomia Cognitiva
  • Ergonomia cognitiva
  • Ergonomia cognitiva um novo olhar
  • Ergonomia Cognitiva ( Resumo Cañas e Waerns

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!