Ergonomia Cognitiva

Páginas: 2 (432 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015






A importância da Ergonomia Cognitiva no Design












Introdução

Em nossa vida cotidiana usamos muitos produtos interativos, separarmos
para pensar quantos deles usamos em nosso dia-a-dia, como por exemplo:celular, computador, controle remoto, caixa eletrônico, sistema informatizado de biblioteca, web, relógio, impressora, rádio,calculadora, videogame... a lista se torna enorme.
Mas se pensarmos sobre sua usabilidade. Quantos deles são realmente fáceis e
agradáveis de utilizar?
Certamente a lista ficaria menor,porque de algumaforma em determinado momento nos deparamos com algum tipo de dificuldade na operação desses dispositivos,causando incômodo e perda de tempo ao manuseá-los.

Por que essascoisas acontecem?

Muitos produtos que requerem a interação dos usuários para a realização de suas tarefas não foram necessariamente projetados tendo o usuário em mente, mas sim como sistemas paraexecutar determinadas funções, de maneira eficaz,olhando-se da perspectiva de sua engenharia,mas geralmente são os usuários que sofrem com seu uso.
O objetivo da Ergonomia Cognitiva consiste emredirecionar essa preocupação,através dos processos mentais ,tais como percepção,memória,raciocínio e resposta motora,tornando a usabilidade parte do processo de Design.Isso significa desenvolver produtosinterativos que sejam fáceis, agradáveis e eficazes sempre tendo em vista o usuário e como serão suas interações com outros elementos de um sistema.Ergonomia Cognitiva e sua relação com o Design


O principal propósito da Ergonomia dentro do Design de um produto, é que este seja de fácilaprendizagem e fácil manuseio e que acima de tudo proporcionem uma experiência agradável.

Para sabermos como projetar bons produtos interativos devemos levar em conta o público alvo de maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia cognitiva
  • ERGONOMIA COGNITIVA
  • Ergonomia Cognitiva
  • Ergonomia Cognitiva
  • Ergonomia Cognitiva
  • Ergonomia cognitiva
  • Ergonomia cognitiva um novo olhar
  • Ergonomia Cognitiva ( Resumo Cañas e Waerns

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!