ERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO

3516 palavras 15 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO
ACADEMICOS:
TUTORA:
Anápolis 17/09/2014
INTRODUÇÃO
Os animais sempre estiveram próximos do homem participando de atividades de caça, tração, locomoção, pastoreio, guarda, companhia e tantas outras. Ao longo da historia da humanidade, a domesticação de algumas espécies transformou tanto os animais quanto os hábitos e o estilo de vida das pessoas.
Sendo que povos de diferentes culturas mantêm vínculos afetivos com essas espécies. O registro histórico mais antigo até hoje encontrado sobre essa relação é a descoberta de um túmulo em Israel datado de 12 mil anos atrás, onde foi encontrado o corpo de uma mulher idosa enterrada com sua mão segurando um filhote de cachorro (DAVIS; VALLA, 1978, apud LANTZMAN, 2004).
Wilson (2004) tenta explicar esta relação referindo que:
“A coragem e a tenacidade com que um cão protege seu dono parecem ter origem na solidariedade que seus ancestrais selvagens encontravam as alcatéias.
Nesse sentido, o cão atual é um lobo que vive numa matilha humana”.
Este autor afirma também que o homem tem necessidade de se sentir mais próximo da natureza mantendo um relacionamento com o animal. De modo que, nas últimas décadas, surgiu o crescente interesse cientifico pelo estudo da relação homem-animal, tendo em vista seu potencial terapêutico.
O primeiro relato da participação de animais em tratamento de saúde na sociedade ocidental contemporânea foi do século XVIII, na Inglaterra. O retiro de
York – instituição psiquiátrica que empregava métodos terapêuticos considerados mais humanos para a época – mantinham, nos pátios e jardins freqüentados pelos pacientes, coelhos, falcões e aves domésticas. Acreditava-se que o contato com eles despertavam muito mais que um prazer inocente, mas sentimentos de sociabilidade e benevolência , porém

Relacionados

  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas
  • Livro Apego Bowlby
    95877 palavras | 384 páginas
  • ed. cadernos protocolo fhemig
    88437 palavras | 354 páginas