era vargas

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
 Os aliancistas
Como oposição aos integralistas, fundou-se no Brasil, em 1935, a Aliança Nacional Libertadora (ANL), frente popular comunista chefiados por Luíz Carlos Prestes. Os Principais pontos do programa da ANL eram:
a) não pagamento da dívida externa brasileira;
b) nacionalização das empresas estrangeiras;
c) reforma agrária;
d) formação de um governo popular;O levante comunista
Em 5 de julho de 1935, o líder comunista Luíz Carlos Prestes lançou um manifesto que propunha a derrota do governo Vargas e a formação de um governo popular revolucionário. O governo Vargas reagiu ao manifesto fechando a sede da ANL, bem como a maioria dos núcleos que ela possuía pelo país.
Diante disso, sem esperar as ordens de Prestes, um grupo de sargentos, cabose soldados comunista de Natal, no Rio Grande do Norte, deu início à Revolta Vermelha ou Intentona Comunista. Surgiram-se levantes no Recife e no Rio. Com rapidez, o governo Vargas sufocou os levantes e passou a prender e torturar os simpatizantes da ANL, comunistas ou não.

O Estado Novo
As eleições para presidente da República estavam marcadas para o início de 1938. Vargas, noentanto, não estava disposto a deixar o poder. Por isso, ele anunciou pelo rádio que havia descoberto o Plano Cohen, segundo o qual os comunistas pretendiam provocar greves, incêndios em igrejas e o assassinato do presidente.
Na verdade, o Plano Cohen era falso, mas serviu de pretexto para que, em 10 de novembro de 1937, Vargas desse um golpe e implantasse uma ditadura, o Estado Novo. Naquelemesmo dia, ele fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma Constituição. A Constituição de 1937 permitia as presidente governar por decretos-leis (leis impostas). As eleições presidenciais foram suspensas; as greves, proibidas; e os sindicatos passaram a ser controlados pelo governo.


Violência e propaganda
Vargas iniciou seu novo governo decretando a extinção de todos ospartidos políticos. Inconformados, os Camisas-verdes atacaram o Palácio Guanabara, a residência do presidente, em maio de 1938. Ajudado por sua Guarda pessoal, Vargas resistiu ao golpe à bala; a seguir, aproveitou-se do episódio para mandar prender seus adversários. Mas Vargas não se manteve no poder só por meio da violência; seu governo utilizou outros instrumentos de dominação, como a propaganda.Inspirado nas técnicas de propaganda nazifascistas, em 1939 o governo de Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), subordinado diretamente ao presidente as República. Além de exercer a censura sobre jornais, revistas, rádios, cinemas e demais manifestações culturais, o DIP produzia programas de rádio, documentários cinematográficos e cartazes que mostravam o presidentecumprimentando criancinhas, dando esmolas aos pobres ou exaltando o trabalho e o patriotismo.


Economia: indústria e agricultura
Na Era Vargas, a indústria assumiu uma posição de liderança que antes cabia à agricultura. Observe os dados :
1920-1920 – Agricultura 4,1 – Indústria 2,8
1933-1939 – Agricultura 1,7 – Indústria 11,2
1939-1945 – Agricultura 1,7- Indústria 5,4

Isso sedeveu, por um lado, à Grande Depressão e à Segunda Guerra Mundial, pois com seus parceiros comerciais em crise ou em guerra, o Brasil foi forçado a fabricar o que antes importava. Por outro lado, essa arrancada industrial brasileira deveu-se a uma série de medidas pelo governo Vargas, tais como: empréstimos à industria; diminuição dos impostos sobre bens e equipamentos industriais; abolição dosimpostos interestaduais e fixação do salário mínimo (1940) – medida que armazenava o conflito entra empresários e trabalhadores.
Além disso, o governo Vargas criou:
a) o Conselho Nacional do Petróleo (1938) – no ano seguinte, perfurava-se em Lobato, na Bahia, o primeiro poço de petróleo produtivo no Brasil;
b) a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1941, iniciando naquele mesmo ano a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A era vargas
  • Era vargas
  • A era vargas
  • era vargas
  • A era vargas
  • A Era Vargas
  • Era Vargas
  • Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!