Era bacteriologica

Páginas: 4 (845 palavras) Publicado: 4 de março de 2015
A Era Bacteriológica e a Discussão da Causalidade
Até meados do século XIX, a saúde pública dispunha de poucos instrumentos para o controle de doenças. Os mais utilizados eram o isolamento e aquarentena. O desenvolvimento das investigações no campo das doenças infecciosas e da microbiologia resultou no aparecimento de novas e mais eficazes medidas de controle, entre elas a vacinação. Aindaque o mecanismo do contágio já tivesse sido elucidado por Fracastoro no século XVI e as bactérias e outros microorganismos já tivessem sido observados por Antony Van Leeuwenhoek no século XVII, somenteno final do século XIX é que a identificação de diversos microorganismos patogênicos é realizada.

A hipótese de que as doenças infecciosas fossem causadas por pequenos ‘animalículos’, ‘sementes’ou ‘vermes’ não era recente, já sendo uma suposição na Antiguidade. Porém, a partir do uso do microscópio como poderoso auxiliar nessa tarefa, diferentes cientistas vão contribuindo para oestabelecimento de uma importante ruptura epistemológica: o início da era bacteriológica.

Bonomo, em 1687, já havia observado e demonstrado que a escabiose era devida ao ácaro da sarna. Porém, suademonstração não causou maior impacto entre os cientistas, sendo insuficiente como contraposição à vigência da teoria miasmática. Em 1834, o italiano Agostino Bassi demonstrou a participação de um fungo nadoença do bicho-da-seda. Em 1841, Jacob Henle, um anatomista de Zurique, formulou uma teoria em que comprova serem os organismos vivos os causadores das doenças infecciosas. Para ordenar a confusão deidéias acerca da origem das doenças transmissíveis no início do século XIX, elaborou postulados de prova, a serem respeitados para que se pudesse demonstrar ser um microorganismo específico a causa deuma determinada doença: presença constante do parasito, isolamento em meios externos e reprodução da doença a partir do parasito isolado (Rosen, 1994).

No final do século XIX, com o auxílio do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Era bacteriológica
  • Tabela bacteriologica
  • Análise Bacteriológica da água
  • Análise bacteriológica da água
  • Qualidade bacteriológica de águas subterrâneas em cemitérios
  • Analise bacteriologica em ambiente escolar ( esboço )
  • ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA – DETECÇÃO DE COLIFORMES
  • Avaliação de qualidade bacteriologica de produtos carneos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!