Equinos

Páginas: 27 (6586 palavras) Publicado: 21 de março de 2015
Introdução
Ao contrario de outras espécies de interesse zootécnico, em que o criador busca um rápido crescimento e ganho de peso, os cavalos necessitam de uma dieta nutricional adequada a sua utilização. Os programas de alimentação para equinos variam conforme a idade, o sexo e a atividade a qual é destinado.
Potros com crescimento, éguas em lactação e gestação, garanhões e cavalos adultos emtrabalho não conseguem satisfazer suas necessidades nutricionais somente com volumosos. Pelo menos, 50% de suas exigências diárias devem ser fornecidas pelos concentrados. O balanceamento correto da dieta resulta em um animal mais saudável e pronto para desenvolver o trabalho a que esta destinado.
Quando estão em seu ambiente natural à dieta dos cavalos é composta exclusivamente de vegetais e água.No pasto, os cavalos encontram basicamente, proteínas, carboidratos e sais minerais.
Devido à domesticação da espécie e principalmente, as atividades esportivas desenvolvidas por esses animais, as exigências nutricionais, básicas para o bom desempenho, aumentam de maneira bastante significativa.
Sistema Digestivo dos Equinos
Mesmo sofrendo uma alteração muito significativa na alimentação, oaparelho digestivo do cavalo mantém-se praticamente igual ao dos seus antepassados.
Após os dentes da frente e os lábios selecionarem a comida e apanharem a comida esta é moída pelos dentes de trás, iniciando-se nesse momento a digestão. Em seguida, a comida é engolida, passa pelo esófago e entra no estômago – tem uma capacidade de cerca de 8 litros e tem um bom funcionamento se cheio até dois terços.Do estômago a comida passe para o intestino delgado, o colón largo e curto e o recto. O intestino delgado do cavalo é estreito e mede cerca de 2 metros de comprimento e é onde são decompostos e absorvidos os açúcares, as proteínas e as gorduras. No intestino grosso são digeridas as fibras – principal fonte de energia por intermédio de bactérias e micróbios que as fermentam.
Estes microrganismospodem causar problemas caso seja feita uma mudança brusca na dieta, pois como a população microbiana vai se adaptando em função desta, dar-se o caso da população presente não ser indicada.


Alimentos
Os alimentos comuns para cavalos geralmente são classificados em três categorias: volumosos, concentrados e suplementos. Os volumosos contêm alto teor de fibras e relativamente baixo teor em energia,incluem pastagens, palhas, culturas forrageiras e silagens. As pastagens e palhas são os volumosos mais comuns. Os concentrados são baixo teor de fibras e alto teor energético, incluem grãos e alguns subprodutos de grãos. Os suplementos são utilizados para balancear as rações e para ajustar as deficiências em proteína, minerais e vitaminas. Os suplementos proteicos podem ser de origem animal ouvegetal, enquanto muitos minerais estão presentes em substancias orgânicas e inorgânicas. Cada vitamina tem variadas fontes naturais e em determinadas instancias o cavalo pode sintetizá-la.
Volumosos
Pastagens: são as mais utilizadas como fonte forrageira para animais estabulados ou em pastagem. Muitos cavalos são mantidos em pastagens de3 gramíneas, leguminosas e culturas.
Nas pastagens anuais hágrande variação no conteúdo nutritivo, dependendo do tipo de pastagem e da estação de crescimento. No começo da estação de crescimento o pasto verde é alto em umidade e baixo em conteúdo energético, mais avançada a estação o conteúdo de umidade é mais baixo e o valor nutritivo é maior, porém a medida q continua a amadurecer fica mais deficiente em proteína, energia e outros nutrientes. Um programade suplementação deve ser considerado para as pastagens durante os períodos baixos em nutrientes. Também é aconselhável que a pastagem seja mista, composta de uma ou duas gramíneas com uma ou duas leguminosas. A quantidade de pasto requerido por cavalo pode ser estimada. Em medi, um cavalo adulto consome 2,5% do seu peso vivo em matéria seca (MS) por dia. Então um cavalo adulto consome 1.3 kg de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eQUINOS
  • Equinos
  • Equinos
  • Equinos
  • Equino
  • equinos
  • Equinos
  • Equinos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!