Equilíbrio Químico

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Escola Estadual "Comendador Mário Goulart Santiago"





Equilíbrio
Químico

Julia Faria Bonette 3º B
Pedralva, 6 de março de 2013




Equilíbrio Químico nas Cavernas

As cavernas são formadas a partir da reação em equilíbrio químico de dissolução do carbonato de cálcio em água e gás carbônico. Ao gotejar de maneira lenta e contínua, é liberado o gás e a água evapora, formandono teto as estalactites. Já as gotas que caem ao chão formam as estalagmites.
A formação de estalagmites no chão e estalactites no teto de cavernas se dá por meio de reações em equilíbrio químico.
Uma reação reversível ocorre quando é possível transformar novamente os produtos nos reagentes. Esse tipo de reação entra em equilíbrio químico quando a taxa de desenvolvimento dareação direta, ou seja, a reação com consumo de reagentes e formação de produtos ocorre com a mesma velocidade que a da reação inversa – formação de reagentes e consumo de produtos.
Esses tipos de reações em equilíbrio são muito vistas no cotidiano. Um exemplo é o que ocorre nas cavernas, na formação das chamadas estalactites e estalagmites.



Galinho do tempo

O galinho do tempo érevestido com o sal de cloreto de cobalto II que quando está hidratado fica cor de rosa, mas quando está anidro fica na cor azul.
Você já viu algum “galinho do tempo”? São aqueles bibelôs na forma de um pequeno galo que, dependendo das condições climáticas, pode ficar na cor azul ou na cor rosa. Se este enfeite estiver na cor rosa é indicio de que provavelmente o tempoficará chuvoso e fará frio. Mas se ele estiver azul, provavelmente o dia permanecerá quente sem previsões de chuvas.
É bem verdade que a previsão do tempo é algo muito mais complexo que envolve várias variáveis. Atualmente, a meteorologia utiliza de muitos equipamentos que estudam as propriedades da atmosfera para conseguir prever se irá chover ou não, tais como barômetros (medem a pressão do ar),termômetros (medem a temperatura do ar) e higrômetros (medem a umidade).
Assim, os galinhos do tempo na verdade não conseguem determinar as variações do tempo que ocorrerão no futuro; em vez disso, eles apenas servem para registrar as variações do clima no momento. Mas, como ele faz isso?
1- Grau de hidratação:
Quando o tempo está seco o sal fica anidro, visto que a quantidade de água naatmosfera é baixa, o equilíbrio se desloca no sentido da reação inversa, de formação da água e do íon [CoCl4]2-. Assim, o sal fica azul, indicando que o tempo está seco, sem previsão de chuva.
No entanto, quando o ar está úmido a reação é deslocada no sentido da reação direta, de formação do sal hidratado ([Co(H2O)6]2+), que é rosa. Portanto, quando o galo fica rosa, indica tempo úmido compossibilidade de chuva.

2- Variação da temperatura:
Em dias quentes (temperatura alta) o equilíbrio da reação se desloca no sentido da reação que absorve calor (endotérmica), que, nesse caso, é a inversa. O galo fica, então, azul, confirmando que o tempo será de calor.
Já em dias frios, a temperatura baixa faz com que o equilíbrio seja deslocado no sentido da reação que libera calor (exotérmica), que, noexemplo considerado aqui é a direta. Nesse caso, o galinho do tempo fica rosa, confirmando que será um dia frio.



Camada de O3

Chamamos de “camada de ozônio” a uma porção da atmosfera terrestre onde a concentração do gás ozônio (O3) é maior do que nas outras camadas. Esta camada fica na estratosfera e está à cerca de 30 km de altura, nível onde o ozônio atinge sua concentração máxima.
Oozônio é um gás instável, formado por três átomos de oxigênio (forma alotrópica do oxigênio). É um agente oxidante extremamente poderoso, adquirindo características tóxicas em altas concentrações e nas camadas mais baixas da atmosfera. Na temperatura ambiente ele possui uma cor azul-pálida e em estado líquido possui características explosivas.
O ozônio é produzido na própria estratosfera...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • equilíbrio químico
  • Equilíbrio quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilíbrio quimico
  • Equilibrio quimico
  • Equilíbrio químico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!