Manifesto

Páginas: 10 (2447 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
A sociedade brasileira, mesmo vivendo num país democrático, permaneceu calada por muitos anos assistindo como é a administração governamental. Mas recentemente o poder e a voz do povo se tornou o foco principal do Governo. Um movimento espontâneo, cujo teve início com o aumento da passagem do transporte público.
O surgimento dessa manifestação está levando milhares de pessoas para as ruas, nãosomente pelo alto preço dos ônibus, mas também contra a má organização política do país. Um dos vários fatores que tem levado a multidão para fora de casa é pedir a aprovação do projeto de lei na qual a corrupção no Congresso torne-se "crime hediondo". Esse projeto foi votado e reprovado.
Além disso, redes sociais tornou-se um ponto estratégico para a organização desse movimento ineditista. Mas,ingenuamente, muitas pessoas são manipuladas sem ao menos entender o foco e o objetivo disso tudo. Não sabem quem está liderando e organizando as manifestações. E quem são os líderes desse manifesto? Várias dúvidas ainda preocupam o governo.
Esse movimento não quer a presença de partidos políticos, mas eles não surgiram com a participação do povo na política para nos representar? Desse modo,estão fortificando o braço direito, trocando "o que está aí" pelo "novo". De certa forma, só "arriscando" para saber.


Manifesto da Poesia Pau-Brasil
Foi publicado pelo Correio da Manhã, em 18 de março de 1924, é do mesmo ano do Manifesto Surrealista, do escritor André Breton. O Manifesto (bem como o livro relacionado a ele, Pau-Brasil, terminado em 1924) demonstra que o Brasil estavaacompanhando plenamente o movimento das vanguardas européias. O texto era, naquele momento, uma forma de expressão pós-portuguesa plena e autonomamente afirmada. Oswald defende uma poesia que seja ingênua, mas ingênua no sentido de não contaminada por regras preestabelecidas para pensar e fazer arte, basicamenteprimitivista, embora agregando a esta forma de escrever (associada ao Surrealismo apenas nodesejo de revelar o primitivo do ser humano) outras características inspiradas na poesia de vanguarda européia, como a síntese expressa no trabalho de cubistas e expressionistas.
O manifesto foi desenvolvido pelo autor em tom de paródia e de festa, algo como uma prosa poética pautada por aforismos, naquilo que se chamava nas vanguardas da época de linguagem telegráfica, por influxo do futurismo edo cubismo. Oswald expressa nele o desejo de que o Brasil passe a ser cultura de exportação, como foi a árvore pau-brasil. Defende também que a sua poesia seja um produto cultural que não deva nada à cultura europeia e que possa, inclusive, vir a influenciá-la.
O autor busca um fazer poético original e espontâneo, embora cite algumas diretrizes para a construção de um poema Pau-Brasil, como asíntese e o "desvio linguístico" , por exemplo. Antagoniza com as formas de arte da época no Brasil, as quais ainda estavam completamente dominadas pelo espírito da imitação, propondo uma poesia revolucionária, embora não se esteja falando aqui em revoluções políticas, como pode parecer a quem leu o (posterior) Manifesto Antropófago, este sim, mais próximo do Surrealismo engajado de André Breton.Pode-se considerar este manifesto como a manifestação de uma vanguarda tropicalista, ou primitivista.
Com relação à forma do manifesto, pode-se dividi-lo em três momentos ou movimentos, se considerarmos o poema como algo vivo: o primeiro vai até o quarto verso; o segundo do quinto ao décimo verso e o terceiro finaliza o poema.
Na primeira parte, o autor descreve o espaço presente, como asplantações de café e o sol escaldante dos trópicos. Mantendo o tom de festa, a paisagem é descrita de forma a passar a noção de movimento, como se esta estivesse de fato viva: o orvalho reluz o café-ouro, torrefações são armadas ao sol, passarinhos assoviam de calor.
O segundo momento brada a chegada de cruzados, que são os novos bandeirantes em busca do ouro plantado. Nesse sentido, evoca-se o tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é um manifesto?
  • Manifesto
  • Manifesto
  • manifesto
  • manifesto
  • manifesto
  • Manifesto
  • Manifesto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!