equidade

Páginas: 2 (480 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
O trânsito enlouquece no Brasil

DAMATTA, Roberto. Fé em Deus e pé na tábua: ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco. 2010. 191 p.
Roberto DAMATTA, neste capitulo(6), nos traz uma análise aprofundada sobre os comportamentos e atitudes vivenciados diariamente nas vias públicas das grandes cidades brasileiras. Tendo como parâmetro uma pesquisa realizada sobre otrânsito na capital do Espírito Santo, DAMATTA aborda a questão do trânsito no Brasil.
Observando o transito como um sistema igualitário DAMATTA faz alguns comparativos e exemplifica a realidade deum sistema brasileiro que na sua totalidade leva a descrença no sistema de leis e punições.
Dormimos e acordamos, trabalhamos e temos uma vida que é ligada diretamente aos efeitos que o transitoreflete no cotidiano do cidadão brasileiro, temos a convicção que existem regras e leis para serem seguidas e obedecidas, mas, nem sempre é assim na pratica, pois, o que vemos é que estas regras só sãoaplicáveis “ao meu vizinho” e nunca a nos mesmos, ou o que não se esta sujeita a punição devido ao jeitinho,” porque sou um cidadão de bem e isso foi apenas um deslize”, hora isto sem falar quando aarrogância de uma sociedade que por estar em um nível social mais elevado acha que não é ou não esta passível as mesmas regras, deveres e punição que os demais, daí a falta de responsabilidade de todosos atores que compõem uma sociedade que apenas deveria acreditar e cumprir o que já está estabelecido como regra e em sua maioria, leis.
Seria um vislumbre mais é a realidade onde os próprioslegisladores já fazem leis com a observância própria de que podem ser enquadrados nas mesmas – DAMATTA destaca a descrença nas leis. Pedestre não respeita o transito, não usando a faixa, e, motoristadesrespeito a faixa, não parando o veiculo no momento da travessia do pedestre, motoristas que se arriscam em ultrapassagens arriscadas e perigosas achando que é da responsabilidade do outro motorista que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Equidade
  • equidade
  • Equidade
  • Equidade
  • equidade
  • Equidade
  • equidade
  • Equidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!